segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Serra visita assentamento no Sertão

Jorge Cavalcanti
DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

A quarta visita deste ano do presidenciável do PSDB a Pernambuco foi a mais política de todas. Teve encontro com aliados, corpo-a-corpo na Festa da Uva e do Vinho e até discurso para os sem-terra

PETROLINA – A quarta visita deste ano do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), a Pernambuco – que aconteceu no sábado passado, no Sertão, foi a mais política de todas. Com uma agenda extensa e eclética, o presidenciável tucano fez de quase tudo. Inclusive visitas a obras do governo federal que se arrastam há anos. Primeiro, esteve no projeto Pontal, de irrigação. Depois, no assentamento Catalunha, do Incra, o maior do Nordeste, no município de Santa Maria da Boa Vista. E foi ali que ele discursou como candidato para cerca de 500 trabalhadores sem-terra.

Diante da penúria do local, Serra se disse preocupado com a falta de água para as cerca de 600 famílias. “Sou governador de São Paulo. Não posso fazer nada por vocês”, esquivou-se ele. O assentamento fica a oito quilômetros do Rio São Francisco e a dois quilômetros da área irrigada. Inicialmente, Serra não queria discursar. Mas os agricultores insistiram e ele cedeu. Subiu em um degrau e falou aos acampados.

Apesar do estilo sisudo, o presidenciável até que se mostrou simpático – dentro do possível permitido pelo seu perfil. Sorriu, posou para fotografias e até contou piada sobre futebol para os senadores Marco Maciel (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB), no Bodódromo, local em Petrolina que reúne restaurantes especializados em carne de bode.

Na noite do sábado, a Festa da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande, fechou a programação do tucano em Pernambuco. O evento seria a última oportunidade de Serra testar o corpo-a-corpo com os potenciais eleitores. Mas, no segundo dia de feira, o público ficou abaixo do esperado. Mesmo assim, Serra visitou os estandes pacientemente e posou para mais fotos. Dessa vez, ao lado da rainha e da princesa da festa.

Na penúltima vez que esteve em Pernambuco, Serra visitou o Parque Aza Branca, em Exu, dedicado à memória de Luiz Gonzaga. Na ocasião, o tucano evitou o clima de campanha e a companhia de aliados, diferentemente da visita a Petrolina. Em junho, o governador esteve no arraial promovido por Sérgio Guerra na sua fazenda em Limoeiro, na Zona da Mata. A primeira visita do ano foi em março, para o lançamento do livro Daquilo que eu sei – Tancredo e a transição democrática, do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, no Paço Alfândega (Recife).

Nenhum comentário: