terça-feira, 6 de outubro de 2009

PMDB decide exigir vice na chapa de Dilma

Gerson Camarotti e Cristiane Jungblut
DEU EM O GLOBO

Partido ameaça apoiar Serra se petistas preferirem Ciro Gomes

BRASÍLIA. Determinada a garantir a vaga de vice na chapa presidencial petista encabeçada pela ministra Dilma Rousseff, a cúpula do PMDB se reúne hoje à noite para fechar acordo em torno do nome do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDBSP).

A decisão do PMDB de levar a posição ao presidente Lula é reforçada pelo fato de setores do PT cogitarem o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) como vice.

Anfitrião do jantar, o líder do PMDB, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), adverte que isso levaria a legenda a apoiar a candidatura do governador José Serra (PSDB-SP).

— Se Ciro for o candidato a vice, o que o PT vai fazer com o PMDB? Isso jogaria o partido na candidatura do Serra. Ciro não será vice de Dilma. A vaga é do PMDB. O partido é a maior força política, com nove governadores, 90 deputados federais e 1.300 prefeitos. É bom para PT e PMDB que estejam juntos.

Mesmo com a queda da ministra nas pesquisas, o PMDB mudou a estratégia para 2010: em vez de cobrar solução para os palanques nos estados, decidiu assegurar espaço na chapa presidencial e ter força para negociar impasses regionais.

O PT fará reuniões para acertar o discurso do acordo a ser fechado com o PMDB, que conta com aval de Lula. Nesse acordo, o PMDB poderia solucionar problemas locais — como uma saída honrosa para o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, retirando sua candidatura ao governo da Bahia e apoiando a reeleição de Jaques Wagner (PT).

— Haverá conversa com Lula e Dilma para fechar o entendimento de PT e PMDB. A candidatura entra em nova fase: a explicitação eleitoral. Aliança com o PMDB é fundamental — disse o líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR).

O PT terá uma conversa prévia com Lula para fechar a proposta a ser levada aos peemedebistas.

O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), concorda que o acordo deve apontar bases da aliança nacional, sem entrar em peculiaridades dos estados.

— As pessoas aqui estão firmemente dispostas a fazer a aliança, PT e PMDB na chapa.

Para Berzoini, dependerá do PMDB o nome do vice. Quando perguntado sobre a possibilidade de Ciro na chapa, ele insistiu que o vice seja do PMDB

Nenhum comentário: