terça-feira, 27 de outubro de 2009

Para Marina, crítica a Dilma não é preconceito contra mulheres

Sérgio Dávila
De Washington
DEU NA FOLHA DE S. PAULO


A senadora Marina Silva, pré-candidata do PV à Presidência, refutou a afirmação da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de que as críticas que sofre por viajar pelo país para inaugurar obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) revelam preconceito da oposição contra as mulheres.

Marina Silva, que está desde ontem em Washington para uma série de eventos sobre meio ambiente, não aceita a tese da ex-companheira de partido. "No meu entendimento, não tem nada a ver com preconceito contra ser mulher, tem a ver com o uso correto dos recursos públicos e da gestão pública, para não direcionar para essa ou aquela candidatura", disse ela em encontro com jornalistas brasileiros.

Para a senadora, as viagens de Dilma caracterizam campanha. "Não se deve extrapolar as coisas", disse. "Há um incômodo muito grande na sociedade de que o legítimo direito que o Executivo tem de acompanhar obras possa estar ganhando qualificação de campanha."

Marina afirmou que a recente viagem da ministra com o presidente Lula à região do vale do São Francisco, numa caravana, pode ser caracterizada como campanha. "Os atos falhos têm falado mais do que o que a gente pode dizer."

Tais viagens levaram a oposição a entrar com ação na Justiça Eleitoral contra Dilma e Lula, alegando que há antecipação da campanha. Anteontem, Dilma disse que a crítica revela o preconceito da oposição contra as mulheres. "Eu posso ir para a cozinha, cozinhar os projetos por quatro anos. Agora, na hora de servir, não posso nem ver?", questionou a ministra.

Nenhum comentário: