sábado, 3 de outubro de 2009

Olimpíadas 2016: Parabéns, Rio! Parabéns, Brasil!

Valéria de Oliveira
DEU NO PORTAL DO PPS


O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, divulgou nota em que o partido comemora a escolha do Rio de Janeiro, em votação realizada nesta sexta-feira em Copenhague (Dinamarca), para sediar as próximas Olimpíadas, que serão realizadas em 2016. "É uma sonho antigo do continente, e a justa vitória pertence não apenas à beleza do Rio de Janeiro, com sua paisagem deslumbrante de montanha e mar, mas a seu povo, que tem uma inigualável alegria, amabilidade, hospitalidade e tantas outras qualidades que fazem da sua gente – brasileiros ali nascidos ou oriundos de qualquer lugar – uma população habilitada a receber o mundo todo para um evento de tamanha grandeza", afirma o texto.

O PPS adverte, entretanto, que a implemantação de políticas públicas na área de esportes e o fim de práticas como o superfaturamento que ocorreu durante os Jogos Pan-Americanos em 2007, também no Rio, são desafios que o próximo governo do Brasil terá de enfrentar para que as Olimpíadas tenham sucesso.

Segundo o TCU, R$ 2 bilhões e 740 milhões, fruto de superfaturamento, sumiram naquele evento."Isso não pode se repetir nas Olimpíadas", observa o partido. Se houver competência na realização das nossas Olimpíadas, diz a nota, o país pode comemorar, "torcer pelo Brasil para que tenhamos êxito em cada modalidade e fazer a festa, porque, quando se trata do povo brasileiro, alegria e emoção estão garantidas". Veja íntegra da nota abaixo:

“Parabéns, Rio! Parabéns, Brasil!

O PPS se soma à alegria de todos os brasileiros e, particularmente, dos cariocas, que conquistaram, nesta sexta-feira, o direito de sediar as Olimpíadas de 2016. O partido congratula-se com cada cidadão, com cada atleta deste país e de toda a América Latina, que pela primeira vez recebe os Jogos Olímpicos. É um sonho antigo do continente, e a justa vitória pertence não apenas à beleza do Rio de Janeiro, com sua paisagem deslumbrante de encontro de montanha e mar, mas ao seu povo, que tem uma inigualável alegria, amabilidade, hospitalidade e tantas outras qualidades que fazem da sua gente – brasileiros ali nascidos ou oriundos de qualquer lugar – uma população habilitada a receber o mundo todo para um evento de tamanha grandeza.

As Olimpíadas se realizarão em 2016, daqui a exatos 2.400 dias, período no qual é gigantesco o desafio para cumprir tarefas de fundamental importância para que elas transcorram com sucesso. Políticas públicas para a área de esportes, que atualmente não existem, precisam ser implementadas; práticas como o superfaturamento ocorrido nos Jogos Pan-Americanos de 2007 devem ser varridas para sempre. Somente naquele evento, segundo o TCU (Tribunal de Contas da União), o povo arcou com um prejuízo de R$ 2 bilhões e 740 milhões, dinheiro que foi parar no bolso de corruptos. Isso não pode se repetir nos Jogos Olímpicos. O próximo governo tem de administrar com essa preocupação e coordenar a preparação dos jogos com competência e honestidade.

É uma emoção a conquista de sediar os Jogos Olímpicos. Será uma grande responsabilidade fazer com que eles entrem para a história dos esportes como exemplo de beleza, organização e gestão competente do dinheiro público. No mais, é torcer pelo Brasil para que tenhamos êxito em cada modalidade e fazer a festa, porque, quando se trata do povo brasileiro, alegria e emoção estão garantidas.

Roberto Freire
Presidente Nacional do PPS”

Nenhum comentário: