quinta-feira, 22 de outubro de 2009

''Não tem obra. Foram três dias Perdidos''

Julia Dualibi
ENTREVISTA: José Aníbal: Deputado (PSDB-SP)
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO


Para o líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), a viagem do presidente Lula com ministros pelo Rio São Francisco promoveu "violações de A a Z" à legislação eleitoral. "Foram três dias perdidos para a administração", declarou o tucano.

Indagado se os governadores do PSDB, José Serra (SP) e Aécio Neves (MG), também não estavam em campanha, Aníbal disse que os tucanos viajam fora do expediente, com recursos próprios ou do partido. "Isso é conversa de quem foi pego com a boca na botija", disse.

O governo está antecipando a campanha eleitoral?

Está não só antecipando como promovendo uma transgressão generalizada. Usando a máquina pública e os espaços cotidianos do presidente para fazer campanha. É como disse o presidente do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes: é um vale-tudo.

Mas recentemente a Justiça julgou outras ações sobre esse tema e discordou do entendimento da oposição de que há campanha antecipada. Por que esse entendimento da Justiça?

Não sei. Espero que o entendimento seja outro agora, até porque a "caravana das arábias" criou uma situação de clímax, violações de A a Z. Não tem uma declaração do presidente sobre as obras, sobre fiscalização. Só declarações políticas. Até o alojamento que mandou construir era coisa suntuosa. Não havia alojamento lá porque não havia obra. Do R$ 1,16 bilhão destinado para a transposição, só R$ 50 milhões saíram. Não tem obra. Foram três dias perdidos para a administração.

O PT diz que os governadores tucanos (Serra e Aécio) estão em campanha ao visitar obras de outros Estados.

Isso precisa ser posto a limpo. Os governadores tucanos viajam no fim de semana ou em horário fora do expediente. Viajam com recursos próprios ou do partido, sem ônus nenhum para o Tesouro estadual. E com todo o compromisso com a legislação. Isso é conversa de quem foi pego com a boca na botija.

O governador Aécio Neves foi com Lula visitar as obras.

Ele recebeu o presidente da República em Minas. Isso é institucional. E ele teve o cuidado de não acompanhar a caravana. A atitude dele foi correta.

Nenhum comentário: