sábado, 17 de outubro de 2009

Maciel faz críticas à maratona de Lula

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Fugindo ao seu estilo, o senador pernambucano disse acreditar que a visita de Lula ao Sertão “tem um caráter de campanha eleitoral”

Acostumado a manter uma postura diplomática, distanciando-se de polêmicas, o senador Marco Maciel (DEM) declarou ontem que os atos promovidos pelo presidente Lula, ao visitar o canteiro de obras da Transposição do Rio São Francisco, em Pernambuco, tiveram uma conotação eleitoreira. “Eu acho que tem um caráter de campanha eleitoral. É lógico que se associa a visita às obras que não estão concluídas ainda. E isso, naturalmente, dá lugar a uma grande discussão sobre o tema”, falou.

O ex-vice-presidente e pré-candidato à reeleição deu essa declaração ontem, no plenário do Senado. Após um discurso sobre programas de educação à distância, foi indagado pela imprensa sobre as críticas que foram feitas por vários membros da oposição, entre eles o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), contra Lula, em função de uma suposta antecipação da campanha eleitoral. Para a oposição, o presidente está aproveitando atos de gestão pública para promover, principalmente, a sua pré-candidata a presidente, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), visando o pleito do próximo ano. Na chamada “Caravana da Transposição”, o petista também deu espaço ao presidenciável do PSB, deputado federal Ciro Gomes.

Maciel acrescentou que confia na consciência do eleitor, que classifica como “arguta”, para identificar o melhor candidato. O senador, no entanto, aponta que a indefinição da oposição atrasa o contato da população com o futuro candidato tucano à Presidência, que terá apoio do DEM. “Se nós não temos as definições, os processos políticos não se desenvolvem como gostaríamos que acontecesse”, afirma o parlamentar.

Líderes do partido do senador – DEM – ficaram irritados, em especial, com a visibilidade conquistada por Dilma durante viagem ao Sertão do Estado, em companhia de Lula. Na oposição, o clima é que o PSDB perde tempo ao não firmar a candidatura. O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), reconheceu que seria bom se a oposição já tivesse um candidato.

Nenhum comentário: