terça-feira, 6 de outubro de 2009

Justiça implica Berlusconi por suborno de juiz nos anos 90

Da Reuters
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

O premiê da Itália, Silvio Berlusconi, foi considerado "corresponsável" no caso de suborno de um juiz em disputa envolvendo firma do seu conglomerado empresarial na década de 90, em sentença emitida no fim de semana no Tribunal de Milão. Cabe recurso da decisão.

A disputa opôs os grupos Fininvest, à época presidido por Berlusconi, e CIR, pertencente a Carlo De Benedetti, desafeto do premiê, na compra da editora Mondadori.

A decisão judicial, sobre a qual pesa a acusação de suborno, favoreceu a Fininvest.Na decisão contra Berlusconi, o tribunal ordenou à Fininvest pagar indenização de US$ 1,1 bilhão ao CIR.

"Estou chocado", afirmou o premiê ao saber da sentença, para ele "inacreditável."Aliados do líder saíram em sua defesa, alegando motivação política na decisão para enfraquecê-lo e obrigá-lo a convocar eleições antecipadas. O atual mandato de Berlusconi termina em 2013.

O premiê rejeitou a possibilidade, dizendo que "nada nos fará trair o mandato dado pelo povo". Mas jornais italianos publicaram ontem declarações atribuídas a ele, nas quais diz ter vontade de deixar o país. "Eu o faria, se não fosse justamente isso que desejam os meus inimigos", teria dito.

A situação do premiê, que se vê envolto ainda em escândalos sexuais, pode complicar-se. A Corte Suprema inicia hoje debates sobre constitucionalidade de lei do ano passado que dá imunidade na Justiça ao mandatário.

Em caso negativo, podem ser reativados na Justiça casos contra o premiê, incluindo acusações de suborno de um advogado para que testemunhasse a seu favor e de senadores para que se aliassem à sua campanha eleitoral.

Nenhum comentário: