sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Jefferson alertou Lula do mensalão, afirma Chinaglia

DEU EM O GLOBO

À Justiça, ex-presidente da Câmara confirma versão de 2005

BRASÍLIA. O ex-presidente da Câmara Arlindo Chinaglia (PTSP) confirmou ontem, em depoimento à Justiça, que estava presente na reunião em que o presidente do PTB, Roberto Jefferson, revelou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva que acreditava existir um esquema de compra de apoio ao governo no Congresso, antes de o caso vir à tona, conhecido como mensalão.

Em conversa com jornalistas, após o depoimento, Chinaglia disse ter certeza que Lula não sabia do mensalão antes da denúncia de Roberto Jefferson.

— A primeira reação é não acreditar em uma história dessa.

O presidente pediu para que eu e Aldo (Rebelo, então presidente da Câmara) verificássemos.

Foi uma conversa inoportuna.

Não era assunto para tratar com o presidente — completou Chinaglia, dizendo que a pauta da reunião era sobre assuntos políticos do governo.

Em 2005, no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, Lula falou sobre o escândalo: “Ele (Jefferson) foi cassado exatamente porque não provou a denúncia que ele fez no que diz respeito, por exemplo, aos mensalões. O José Dirceu (ex-ministro da Casa Civil e deputado cassado) foi acusado de ter montado uma quadrilha. E, sobretudo, uma quadrilha para pagar mensalão.

(...) Teve ou não mensalão? Tenho certeza que não teve”.

Jefferson, na ocasião, dissera que o presidente chegou a chorar ao ouvir seu relato. No programa, Lula não confirmou o choro e contrariou a versão de que Dirceu estivesse presente.

Disse que questionou Aldo e Chinaglia sobre o assunto: “Eles categoricamente disseram que isso era uma peça de ficção

Nenhum comentário: