terça-feira, 20 de outubro de 2009

Jarbas afirma que Justiça Eleitoral deve estar cega

DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Em nova crítica a Lula, senador diz que campanha de Dilma para 2010 já começou e que “ninguém parece fazer nada”. Jarbas avaliou como “aberração” a viagem do presidente ao Sertão do Estado

GENEBRA – O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) acusou a Justiça Eleitoral brasileira de estar “cega” e fez novos ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em declarações em Genebra, onde participa de uma conferência com parlamentares de todo o mundo, o senador não poupou críticas aos “gastos descabidos” do presidente Lula para fazer campanha “com dinheiro público para eleger (a ministra-chefe da Casa Civil) Dilma Rousseff”.

“A campanha da Dilma para 2010 já começou, com um ano de antecipação”, disse. “Isso é incrível e ninguém parece fazer nada. A Justiça Eleitoral fecha os olhos para o que ocorre e parece que está cega”, acusou.

Jarbas aponta que a viagem de Lula e Dilma para vistoriar as obras de Transposição do Rio São Francisco “foi uma verdadeira aberração”. “Se isso não era um ato de campanha, o que então seria?”, questionou. “Lula está zombando com o dinheiro público. Esses atos precisam ser punidos e proibidos”, disse, acrescentando: “Lula desrespeita todos os limites. Esses atos precisam ser proibidos e as regras precisam ser estabelecidas para o jogo eleitoral. O presidente Lula acha que pode tudo”, queixou-se.

Na semana passada, o presidente disse que o senador, quando era governador de Pernambuco, se recusava a acompanhá-lo nas visitas ao Estado. “Não ia porque não queria ou porque tinha medo de ser vaiado”, disse Lula, sem citar nomes. Em resposta, Jarbas classificou o presidente de “mentiroso contumaz”.

O senador pernambucano integra a ala do PMDB que é contra a aliança entre o partido e o PT para as eleições presidenciais do próximo ano.

Com a avaliação de que atualmente não controla a maioria dos delegados do partido, o chamado PMDB oposicionista prepara ofensiva em Estados onde o apoio à candidatura de Dilma ainda não está consolidado. Peemedebistas que são contra a aliança com o PT intensificarão a resistência à direção nacional do partido, que deve anunciar hoje o apoio à candidatura Dilma em jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ministros do PMDB e líderes partidários – um dos principais nomes da ala governista, o presidente da Câmara, Michel Temer, é cotado para ser o vice na chapa de Dilma.

A ideia dos oposicionistas é buscar apoio em diretórios onde a situação está indefinida ou onde há espaço para negociação, como Minas, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

GASTOS

Hoje, a oposição ao governo Lula vai protocolar um pedido de informações à Casa Civil para ter acesso aos gastos da viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para vistoriar as obras da Transposição do Rio São Francisco. Lideranças do DEM e do PSDB discutem se acionam a Justiça Eleitoral, acusando o presidente de uso indevido da máquina pública e de antecipar a campanha eleitoral durante a viagem em favor de candidatos da base governista ao Palácio do Planalto.

Nenhum comentário: