quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Internet para todos

Comte Bittencourt
Presidente Estadual do PPS
Deputado e presidente da Comissão de Educação da Alerj
DEU EM O DIA (7/10/2009


Rio - O governo do estado começou seu projeto de conectividade Wi-Fi, via Copacabana. Claro que tinha um forte sentido de marketing e de vincular a gestão Sérgio Cabral às novas tecnologias da informação e da comunicação. Tudo bem, se o projeto de conectividade do estado com o mundo fosse apresentado com a consistência que se exige de tal proposta.

Lamentavelmente, ficamos parados na orla de Copacabana. O restante da capital não sabe do que se trata, muito menos os demais 91 municípios do estado. Estes, sim, profundamente necessitados de conexão em banda larga para mudarem seus destinos e, mais importante, de suas gentes. Quando reclamamos, citam Piraí. Pois viva Piraí! Mas queremos mais!

O Estado do Rio poderia estar completamente servido de banda larga, em todos as cidades e distritos, no prazo de um ano, com investimentos de US$ 45 milhões de dólares. É valor pequeno, se comparado aos sonhos desenvolvimentistas industriais para o estado. E a força da Internet estaria nas mãos de todos os fluminenses.

O mais interessante é que com um pouco de logística para um projeto de conectividade para o Rio, a Internet poderia ser gratuita em todos os espaços públicos existentes em nossas cidades. Em lan houses, em praças públicas e em todos os locais onde haja prestação de serviços aos habitantes de nosso estado, principalmente em pontos de atendimento à saúde, nas escolas e nos serviços de proteção aos cidadãos.

Assim, as pessoas passariam a ter nas pontas de seus dedos uma interface com o futuro, com o saber e com maneiras inéditas de criar valor.

Nenhum comentário: