quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Insulza diz ver "esperança" em texto acordado

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

O secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), José Miguel Insulza, expressou otimismo ontem sobre a possibilidade de um acordo que solucione o impasse político em Honduras.

Insulza disse estar "satisfeito com o avanço obtido até agora", em alusão ao texto comum alcançado pelos negociadores e pendente do aval do governo golpista e do presidente deposto, Manuel Zelaya.

Para o secretário-geral, "há esperança de uma solução hondurenha a uma crise hondurenha", posição privilegiada pela OEA depois do fracasso da última tentativa de mediação.

Insulza disse esperar que a possibilidade se concretize e que "os hondurenhos adotem seus acordos", mas recusou-se a comentar o texto acordado pelas partes e alertou para o "excesso de otimismo".

"[O diálogo] não está terminado até que esteja terminado" disse Insulza, que destacou ainda faltar o momento crucial -assinatura pelos protagonistas da crise política desatada pelo golpe. "[Mas] os acordos substantivos estão adotados", emendou o secretário-geral da OEA.

Nenhum comentário: