sábado, 10 de outubro de 2009

Funcionários da Caixa Econômica decidem manter a greve após o feriadão

Cristiane Campos, Rio de Janeiro
DEU EM O DIA


Trabalhador que precisa sacar o FGTS precisará buscar agência aberta

Rio - Os bancários da Caixa Econômica Federal vão continuar em greve mesmo depois do feriadão. A paralisação que já chega ao 16º dia causa transtornos para correntistas, mutuários e, principalmente, trabalhadores demitidos, nesse período, e que precisam sacar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) nas agências do banco.

Para os que perderam o emprego, a recomendação é procurar uma agência cujos funcionários não aderiam à greve. Caso o trabalhador não encontre, será preciso esperar o término da paralisação para dar entrada no saque do FGTS.

Já os mutuários, podem ir aos correspondeste imobiliários da Caixa para iniciar o processo de concessão de crédito habitacional. Essas miniagências estão capacitadas a receber toda documentação para a operação, além de aprovar o financiamento. No Rio, a Basimóvel, Ética Imobiliária e Estrutura Consultoria estão credenciadas pela instituição financeira para executar o serviço.

Segundo a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), a Caixa não apresentou nova proposta, por isso os funcionários vão manter a greve até que seja marcada outra negociação. A proposta precisa ser votada em assembleias espalhadas pelo País. O banco informou que as lotéricas e os correspondente Caixa Aqui estão recebendo depósitos, fazendo pagamentos como o da casa própria e saques, entre outros. Mas, há limite de valores.

FIQUE LIGADO

A Caixa informou que tem 1.134 postos de atendimento eletrônico, 12.636 correspondentes não lotéricos, 10.101 casas lotéricas, 19.482 pontos de auto-atendimento em 2.561 salas, além da rede do Banco 24Horas com 4.278 pontos, à qual a instituição também é associada, e a rede externa de caixas automáticos compartilhada com o Banco do Brasil (acrescentando 6 mil terminais). As lotéricas, por exemplo, recebem prestações da casa própria de até R$ 2 mil.

Nenhum comentário: