sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Final de governo...: 'Lula manda. O resto que se exploda'

Chico de Gois
DEU EM O GLOBO

CUSTÓDIA (PE). O secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional, João Reis Santana, lembrou ontem o personagem Justo Veríssimo, de Chico Anísio, durante exposição sobre a obra de transposição do Rio São Francisco para o presidente Lula, ministros, governadores e outras autoridades. Santana - peemedebista e baiano como o titular Geddel Vieira Lima - falou por cerca de 50 minutos, quando alguém da seleta plateia lhe fez um sinal, mostrando o relógio. Ele então disparou, usando um dos bordões do personagem:

- Não estou preocupado. Quem manda é o presidente Lula. O resto que se exploda.

Ao perceber o mal-estar, tentou remediar:

- A ministra Dilma também manda. Na Bahia, nós temos muita consideração com as mulheres.

Quando ele disse isso, o telão, do lado de fora, mostrou a ministra com um sorriso no rosto. Santana e as autoridades estavam numa sala com ar-condicionado, enquanto os trabalhadores e familiares aguardavam do lado de fora, num sol de meio-dia e temperatura de 35 graus no sertão.

Santana pode virar ministro da Integração Nacional em abril, com a saída de Geddel, que disputará a eleição na Bahia. O presidente Lula tem dito que prefere manter nos ministérios os secretários-executivos. Santana assumiu o cargo atual em julho, após seu antecessor, Luiz Antônio Eira, funcionário de carreira do Legislativo, pedir demissão por conflito com Dilma.

Antes do longo discurso de Santana, a comitiva ouviu um breve relato de Geddel no canteiro de obras do lote 11 do Eixo Leste. Após a apresentação, o presidente Lula e ministros reuniram-se com trabalhadores e moradores da área de influência do projeto.

Nenhum comentário: