terça-feira, 6 de outubro de 2009

Em culto, Dilma pede fé no crescimento do país

Adauri Antunes Barbosa e Walter Ogama*
DEU EM O GLOBO

Ministra mistura política com religião em discurso na Assembleia de Deus, ao lado de Garotinho e petistas

SÃO PAULO e LONDRINA (PR). A ministra Dilma Rousseff, précandidata do PT à Presidência em 2010, misturou política e religião ontem à noite, em São Paulo, ao participar de culto da Assembleia de Deus. Discursando no púlpito do templo, para cerca de quatro mil pessoas, ela comparou a fé dos fiéis da igreja com a fé que as pessoas devem ter no desenvolvimento do país.

— Lembro aqui as palavras do profeta João: “Vim para que todos tenham vida em abundância.” Esse é o sonho que nos une a todos aqui — disse Dilma, afirmando que falava em nome do presidente Lula.

Acompanhada pelo novo ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e pelo presidente estadual do PT em São Paulo, Edinho Silva, Dilma mencionou até a conquista do Rio, que sediará as Olimpíadas de 2016. Segundo ela, o governo tem feito do país “um vencedor em todo o mundo”.

— As Olimpíadas podem ser consideradas um momento de paz e de confraternização especial, como este aqui. E é isso que estamos fazendo com o país, uma grande Olimpíada que estamos vencendo a cada dia, vencendo com fé — disse Dilma, a última a falar, antes do presidente da Assembleia de Deus, o pastor José Wellington Bezerra da Costa, o homenageado, que comemorava 75 anos.

O mestre de cerimônia do culto, José Wellington Bezerra da Costa Junior, filho do pastor, pediu que todos os presentes dessem um “amém” à ministra.

Dilma recebeu uma bíblia de presente e ficou no púlpito acompanhando as orações. O ex-governador Anthony Garotinho (PR-RJ), pré-candidato ao governo do Rio, também participou do culto e abraçou Dilma.

Em Ipatinga, Minas, a senadora Marina Silva (AC), pré-candidata a presidente pelo PV, também participou de culto da Assembleia de Deus.

De manhã, em Londrina, no Paraná, a Dilma foi a estrela na assinatura de contrato do programa Minha Casa, Minha Vida, com a presença de vários ministros.

Em clima de campanha, ela foi recebida como representante de Lula por um público de mil pessoas, formado por aspirantes à casa própria, funcionários públicos e políticos. O prefeito Homero Barbosa Neto é pedetista.

Ciceroneada pelo ministro londrinense Paulo Bernardo (Planejamento), Dilma teve a companhia de Márcio Fortes (Cidades) e José Gomes Temporão (Saúde), além da presidente da CEF, Maria Fernanda Ramos Coelho.

Também foi acompanhada por um senador, o vice-governador paranaense, Orlando Pessutti, deputados federais e estaduais, prefeitos e vereadores.

Moradores da periferia de Londrina chegaram cedo ao pátio da prefeitura, em ônibus patrocinados por empresas parceiras do programa habitacional do governo.

Nos discursos, os participantes enfatizaram o papel de Dilma na consolidação do programa habitacional e elogiaram Lula.

Assim como na Assembleia de Deus, Dilma também comparou o evento a uma vitória como a conquista das Olimpíadas.

— A conquista brasileira é fruto de uma união nacional, assim como o programa de moradias para a população de baixa renda, que é resultado da mobilização das forças políticas brasileiras — disse a ministra.

Depois, a comitiva de ministros seguiu para a Santa Casa de Londrina, onde o ministro Temporão assinou a liberação de R$ 27 milhões para convênios

Nenhum comentário: