sábado, 17 de outubro de 2009

'Eles vão ter de devolver cada centavo gasto'

Luiza Damé
DEU EM O GLOBO

Oposição diz que vai recorrer ao TSE por viagem "eleitoreira" e chama Lula de arrogante e pouco democrático

BRASÍLIA. Líderes da oposição reagiram aos ataques do presidente Lula, chamando o governo de corrupto e arrogante, além de pouco democrático.

A oposição também se municia para recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo que o governo seja obrigado a devolver o dinheiro gasto na caravana de Lula e comitiva às obras do Rio São Francisco. Para a oposição, a visita representa campanha eleitoral antecipada paga com dinheiro público.

O líder do DEM no Senado, José Agripino Maia (RN), disse que a oposição cumpre seu papel, mas o governo e o presidente não conseguem conviver democraticamente com as críticas: — Ainda bem que existe oposição para fazer o governo recuar no conto do vigário da devolução do Imposto de Renda. Para mostrar que só 3,6% das obras do São Francisco foram pagas.

O presidente está confundindo oposição com subserviência. Quem não respeita a oposição não merece viver na democracia.

O líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), foi irônico ao saber das declarações de Lula, e comparou-o ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que sufoca com violência qualquer foco de oposição. Para Caiado, nos últimos dias, o presidente desrespeitou o Tribunal de Contas da União (TCU), o Judiciário e a oposição.

— Ele deve ter sido contaminado pelo vírus bolivariano, o mesmo do Hugo Chávez — disse Caiado, para quem Lula, além de desrespeitar as instituições, é “arrogante, truculento e corrupto”: — A oposição tem uma limitação real: não temos a prerrogativa da Polícia Federal para prender os homens corruptos deste governo.

Ele é que não tem o que fazer, diz presidente do PSDB Para o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), a reação de Lula mostra que a oposição está no caminho certo: — As palavras do presidente são exatamente a representação de quem não tem o que falar nem o que fazer.

O líder do PSDB na Câmara, José Aníbal (SP), preparou novo requerimento de informações à Casa Civil sobre os gastos da viagem de Lula e comitiva para recorrer ao TSE: — Ele abriu a guarda. A viagem é político-eleitoreira e paga com recursos públicos. Mas eles vão ter de devolver cada centavo gasto.

Aníbal disse que o ataque de Lula à oposição só poderia ser uma piada e uma forma de defesa antecipada. Para ele, o presidente foi fazer turismo no São Francisco, porque há pouco o que vistoriar em termos de obra.

O presidente do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), disse que a assessoria do partido está reunindo provas, como vídeos da caravana, para embasar uma ação no TSE. Segundo ele, sem essas provas, o partido não recorrerá à Justiça: — Nitidamente, o presidente montou um palanque eleitoral.

As críticas de Lula ao TCU e à lei de licitações — apontadas por ele como responsáveis pelo atraso das obras do São Francisco e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) — também tiveram respostas no plenário do Senado.

— Será possível que o presidente Lula não tem ninguém que lhe aconselhe a evitar pronunciamento após almoço demorado? O que o presidente está fazendo é um absurdo — disparou Heráclito Fortes (DEM-PI).

O senador Pedro Simon (PMDB-RS) propôs que a Comissão de Fiscalização e Controle do Senado realize uma sessão especial para analisar a questão, com a participação do TCU, governo e representantes do Judiciário e da sociedade.

Colaborou: Adriana Vasconcelos

Nenhum comentário: