quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Assista a íntegra de entrevista de Roberto Freire no Roda Viva


1ª Parte

(Fonte: TV CULTURA - RODA VIVA - 26/10/2009 22:10 - Duração: 26m45s)

Para discutir o atual momento político e os bastidores dos partidos o entrevistado do programa é Roberto Freire, presidente do PPS. Em 1994, Roberto Freire apoiou a candidatura de Lula. Em 1998, voltou a disputa presidencial e foi vice na chapa de Ciro Gomes. Em 2002, apoiou Lula outra vez e com a eleição do presidente o PPS chegou a fazer parte do Governo, mas depois virou oposição. Na última eleição presidencial, Roberto Freire apoio o tucano Geraldo Alckmin e para 2010 também apoiará o candidatos do PSDB. Para Roberto Freire o presidente Lula e a ministra Dilma Rousseff estão fazendo campanha eleitoral antecipada e com o dinheiro público. Guilherme Barros, colunista do Portal IG questiona como Freire vê a estratégia do Governo para levar às eleições a campanha de Dilma que é adversária de José Serra - candidato de Roberto Freire -, o presidente do PPS diz que Lula quis antecipar a campanha para tornar a ministra da Casa Civil conhecida. A jornalista da "Folha de São Paulo", Eliane Cantanhêde pergunta quem será o candidato do PSDB, Aécio Neves ou José Serra. Roberto Freire diz que na realidade o PSDB tem dois candidatos e muito fortes. A jornalista lembra que Serra e Aécio também viajam ao Nordeste e porque não dizem que é campanha antecipada. Freire responde que os governadores de Minas e São Paulo não estão usando o dinheiro de seus respectivos estados para realizar esses eventos. Um dos jornalistas afirma que há ajuda da Sabesp em outros estados. Segundo Roberto Freire, a Sabesp disputa licitações de tratamento de esgoto que é nacional. O presidente do PPS, Roberto Freire também fala da importância do PMDB.

2ª Parte

(Fonte: TV CULTURA - RODA VIVA - 26/10/2009 22:10 - Duração: 17m28s )

No segundo bloco do programa "Roda Viva", Roberto Freire fala sobre a CPI da Petrobras. O jornalista do "Estado de São Paulo", Claudio Augusto lembra que Freire fez críticas ao Bolsa Família e questiona se em um eventual Governo Serra o programa iria acabar. O presidente do PPS diz que a resposta dessa pergunta cabe ao governador paulista. Roberto Freire lembra que em 2006, na candidatura de Alckmin a questão do Bolsa Família não foi discutida da forma que ele imaginava. O ex-senador também comenta a respeito da crise financeira.

3ª Parte

(Fonte: TV CULTURA - RODA VIVA - 26/10/2009 22:10 - Duração: 19m07s)

No terceiro bloco do programa, o entrevistado Roberto Freire fala a respeito do projeto que determina que a justiça não registre candidatos que tiverem "ficha suja". O jornalista do Portal IG, Guilherme Barros questiona qual será o discurso do candidato tucano - José Serra ou Aécio Neves - à presidência para enfrentar a candidata do Governo. Freire afirma que o PPS quer que o discurso de voltado ao desenvolvimento, a sustentabilidade entre outros pontos. O deputado também fala sobre o seu domicílio eleitoral. O jornalista da "Revista Carta Capital", Gilberto Nascimento lembra que o presidente do PPS foi muito criticado por morra em Recife e receber getom de um órgão da Prefeitura de São Paulo. Roberto Freire diz que isso não é aparelhamento e foi uma forma de tentarem criticá-lo.

4ª Parte

(Fonte: TV CULTURA - RODA VIVA - 26/10/2009 22:10 - Duração: 14m46s)

Neste último bloco o presidente PPS, Roberto Freire, comenta sobre questões nacionais como a questão da anistia para torturadores, se o MST é um movimento político e a segurança externa e interna do país. Roberto Freire fala da indecisão do governador José Serra, afirmando que ele está certo em esperar a definição do quadro eleitoral.

Assista o 4° bloco

Nenhum comentário: