domingo, 18 de outubro de 2009

Antes de acertar a coligação, PSDB tem de escolher seu candidato, diz DEM

DEU EM O GLOBO

Aliados cobram pressa alegando que Lula, Dilma e Ciro estão abertamente em campanha já

BRASÍLIA. Na semana passada, tanto na avaliação para a enquete do GLOBO como na reunião da Executiva Nacional do DEM foi reforçada a pressão para que o PSDB escolha logo seu candidato. Poucos, como o precavido senador Marco Maciel (PE), consideram um erro a antecipação da campanha eleitoral. Outros reconhecem a dificuldade do PSDB para definir isso logo, como o líder José Agripino.

— A inexistência de um contraponto pode passar ao país uma falsa ideia de vitória (governista) por WO — diz Agripino.

— Estamos querendo fechar coligação com o PSDB, mas está difícil. O PSDB não se define e, enquanto isso, o Lula, a Dilma e o Ciro Gomes estão nadando de braçada, sem adversários.

Assim não dá! — reclama o deputado Arolde de Oliveira (RJ).

Mesmo dividido sobre o prazo para definição da candidatura da oposição, há o reconhecimento no DEM de que é preciso que o PSDB, pelo menos, resolva internamente a disputa entre Serra e Aécio.

— O governador José Serra não precisa entrar agora na disputa. Até porque os instrumentos do governo são poderosos — disse o ex-líder José Carlos Aleluia (BA). — Primeiro, é preciso resolver o problema interno do PSDB, quem é o candidato. Até lá, o candidato tucano tem que se movimentar discretamente, sem entrar no embate com o governo.

Para o líder do DEM na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), está decidido que Serra será o candidato: — Pelos sinais que deram, de que cada um é o plano B do outro, está claro que o candidato é o Serra. Sobre a composição da chapa, o DEM tem que buscar a vice.

Entre os nomes citados como possíveis candidatos a vice do candidato tucano, o líder José Agripino Maia teve a maior votação (21 deputados e senadores). A senadora Kátia Abreu (TO) teve 12 menções, mas só um voto no Senado. O deputado José Carlos Aleluia obteve seis citações; Ronaldo Caiado, cinco; o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, quatro; e o deputado e presidente do DEM, Rodrigo Maia, quatro.

Entre os parlamentares que não responderam à enquete, a deputada Nice Lobão (MA) justificou licença médica e o deputado Walter Ihoshi (SP) está em missão oficial ao Japão. Não responderam ou não foram localizados os deputados Betinho Rosado (RN), Bispo Gê Tenuta (SP), Cláudio Cajado (BA), Fernando de Fabinho (BA) e José Maia Filho (PI). A senadora Maria do Carmo Alves (SE) não quis responder. Todos os parlamentares do DEM no exercício do mandato foram procurados em seus gabinetes pelo GLOBO na semana passada.

Nenhum comentário: