quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Aécio defende agenda própria

Luiz Ribeiro
Enviado especial
DEU NO ESTADO DE MINAS

Governador cobra dos partidos de oposição estratégia de divulgação das suas propostas desvinculada da ação dos governistas. Ele avalia as viagens de Lula como parte do jogo


Buritizeiro e Pirapora – O governador Aécio Neves (PSDB) cobrou dos partidos que fazem oposição ao governo federal a criação de uma estratégia para divulgar o projeto de sua candidatura à Presidência da República, de forma independente, mostrando suas propostas sobre as mudanças que o Brasil precisa. Mas, sem se preocupar com a agenda governo. Aécio fez essa ponderação ao falar sobre o comportamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que ontem iniciou por Minas Gerais uma viagem ao Vale do São Francisco, levando a minitra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, pré-candidata a presidente pelo PT, tendo na comitiva também a presença do ex-ministro da Integração Nacional, o deputado Ciro Gomes (PSB), outro presidenciável, da base governista.

“Acho que o presidente tem todo o direito de viajar pelo país. Isso faz parte do jogo político. Eu não me preocupo com essas viagens. Acho que elas são legítimas, da mesma forma que nós, da oposição, de forma respeitosa, temos que ter a nossa estratégia. Mas, que não precisa ser igual à estratégia do governo. A nossa estratégia não pode ser pautada pela estratégia do governo federal”, acentuou.

Aécio disse que o presidente Lula “deve continuar viajando pelo país e, sempre que vir a Minas, será bem recebido”. Por outro, assinalou: “nós pretendemos – devemos – estabelecer uma estratégia para mostrar as mudanças que precisam ocorrer no Brasil”. O governador mineiro avaliou que “o presidente (Lula) busca viabilizar uma candidatura no seu campo – o que é natural –, uma candidatura que nunca teve nenhum desafio eleitoral. Por isso, ele está dedicando a levar sua candidata à maior parte do Brasil. Vejo isso como parte do jogo democrático. Felizmente, vivemos numa democracia”.

Afagos Ao ser indagado sobre a presença do ex-ministro Ciro Gomes na comitiva do presidente Lula em Buritizeiro, Aécio reagiu: “Ele está aí? Eu não sabia”. Depois, fez elogios ao deputado do PSB, lembrando que goza de sua amizade. “Tenho dito que alguém que está no campo adversário não deve ser recheado de defeitos somente porque está em outro campo. Sei reconhecer as virtudes dos adversários”, declarou.

"Acho que elas (as viagens de Lula) são legítimas, da mesma forma que nós, da oposição, de forma respeitosa, temos que ter a nossa estratégia. Mas, que não precisa ser igual à estratégia do governo"Aécio Neves, governador

Nenhum comentário: