terça-feira, 22 de setembro de 2009

Zito (PSDB) se lança candidato ao governo do Rio

Cássio Bruno
DEU EM O GLOBO

PSDB, rachado, adia decisão sobre candidato ao governo do Rio em 2010

Depois de o comando nacional do PSDB admitir a pré-candidatura do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito dos Santos, ao governo do Rio nas eleições de 2010, o diretório estadual do partido, agora, vive um dilema: abraçar Zito em uma possível campanha com perfil mais populista, diferentemente do que prega a legenda, ou apoiar a aliança com o deputado Fernando Gabeira (PV), que caminhará com a companheira verde Marina Silva na disputa presidencial. Enquanto o páreo não é decidido, Zito abre fogo contra Gabeira.

— Ou nós temos um político para vencer as eleições e, realmente, resolver os problemas do nosso estado, ou então vamos ficar fazendo campanha para eleger presidente da República.

Gabeira é um grande legislador, mas não é um grande governante. Não é a praia dele, suas ideias são outras, como defender a lei da maconha.

Enfim, essas coisas que, para mim, são improdutivas para o estado — disparou.

Gabeira preferiu não entrar na polêmica, mas reconheceu que será praticamente impossível dividir o palanque presidencial do PSDB no Rio entre a senadora Marina Silva e o governador de São Paulo, José Serra, ou o colega de Minas Gerais, Aécio Neves: — Essa questão do Zito não tem a menor importância. O que cada um pensa sobre o outro é secundário. Não há razão para discutir publicamente qualquer assunto com ele. A questão fundamental é a do palanque duplo e até que ponto seria confortável para todos e entendido pelos eleitores.

De qualquer maneira, essa situação é de muito difícil solução e me preocupa.

O ex-deputado Márcio Fortes, primeiro vice-presidente do diretório estadual do PSDB no Rio, prefere Gabeira para o governo: — Nosso melhor candidato é o Gabeira. Ele concilia todos os partidos, já foi testado na última eleição (em 2008, para prefeitura do Rio). É um político único. Tem uma boa empatia conosco e vai ser muito bom para o nosso projeto.

Fortes, no entanto, lembrou que o partido ainda tem tempo para tomar uma decisão até as eleições: — Essas especulações são muito antecipadas. Nada disso é para ontem ou para amanhã.

Temos muito tempo. Mas estamos juntos com Gabeira, pronto, acabou.

Como Gabeira está cada vez mais distante de se lançar candidato ao governo do Rio numa coligação entre PV, PSDB, DEM e PPS, Zito tentará uma aproximação com José Serra.

O prefeito de Caxias estará amanhã em São Paulo.

“Estão fazendo um romance imenso”, diz Luiz Paulo Por outro lado, o presidente do diretório municipal, Luiz Paulo Correa da Rocha, tentou minimizar as divergências dentro do PSDB fluminense: — Não existe briga. Estão fazendo um romance imenso. Na última reunião, não decidimos nada. Preferimos aguardar outro momento. Abrimos conversas que estão longe de ser encerradas. A coligação tem quatro partidos. Temos um problema difícil, que é a história dos dois palanques.

Na reunião tucana de sextafeira, Luiz Paulo teria defendido a candidatura própria do PSDB por causa do alinhamento de Gabeira com Marina. O discurso oficial, porém, é outro: — Não tem nada já definido.

Trabalhamos as hipóteses. Temos que ter paciência.

Um comentário:

Vagner da Zona Oeste (PPS) disse...

A política estadual não está sendo analisada. A candidatura Zito desarticula Garotinho e Lindberg pelo potencial de votação na Baixada/Zona Oeste desses nomes. Sérgio Cabral deve ser o fiador dessa fragmentação como "ponte política" para "abraçar" Serra no segundo turno presidencial. A retirada de Gabeira apenas enfraquece uma alternativa democrática no Estado. Caso não seja o intenção do Deputado em concorrer, os outros partidos devem buscar manter a aliança PPS, DEM e PV. Ampliar a coligação com PHS e/ou outras legendas. Apresentar um nome que apresente uma política democrática para o Estado. Defendo Sérgio Breseman (irmão do Bussunda!!!) como Plano B! Candidatura própria do PPS apenas esgotando as condições de aliança...