quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Serra faz homenagem a críticos do governo Lula

Flávio Freire
DEU EM O GLOBO

Governador nega, porém, caráter político no evento que reuniu Jarbas, Simon e Itamar

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência, concedeu ontem honrarias a um grupo formado, em sua maioria, por políticos de oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Embora com a ressalva de que não se tratava de iniciativa partidária, o tucano reuniu no Palácio dos Bandeirantes, para a entrega da Ordem do Ipiranga, líderes do PMDB contrários ao apoio à pré-candidatura da ministra Dilma Rousseff (PT), críticos das políticas do governo federal e nomes do cenário nacional que o apoiam como candidato à sucessão em 2010.

Ao lado de Serra estavam os senadores peemedebistas Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE), além do governador de Santa Catarina, Luiz Henrique da Silveira, do mesmo partido. O PMDB está dividido em relação à eleição presidencial de 2010.

Atualmente, enquanto a cúpula nacional do partido tenta antecipar uma aliança em torno da ministra Dilma, outra corrente do partido, que tem à frente o ex-governador paulista Orestes Quércia, faz campanha pelo governador paulista. A candidata a vice de Serra na eleição presidencial de 2002, a deputada Rita Camata (PMDB), participou do evento, assim como Quércia.

Serra negou que a concessão da comenda a políticos do PMDB fosse uma tentativa de ganhar a simpatia do partido para o ano que vem.

— São pessoas que merecem ser homenageadas por sua trajetória e também pela sua relação com São Paulo, porque é uma honraria paulista que vai ser dada a essas pessoas — disse Serra.

“Não é uma cerimônia partidária”, diz governador Perguntado sobre a coincidência de a maioria dos agraciados pertencer ao PMDB, o governador tucano disse: — Tem até do PSOL. Não é uma cerimônia partidária, que, aliás, não corresponde ao governo de São Paulo. Não é questão partidária, mas individual.

Não houve manifestação explícita de apoio a Serra para 2010. Para o senador Pedro Simon , o partido não deve apoiar a candidata petista.

— Sou a favor da candidatura própria.

Nomes do PPS, partido do bloco de oposição no Congresso, também foram homenageados ontem por Serra. O ex-presidente Itamar Franco e o ex-deputado Roberto Freire, que tem feito em propagandas de TV severas críticas ao governo federal, foram homenageados.

— Meu projeto é pelo Aécio, mas o mais importante é que os dois estados estejam juntos — disse Itamar.

No discurso, Serra deu um tom político à cerimônia: — Precisamos mais do que nunca de um projeto de país, de um projeto de nação — disse.

O PSOL, também de oposição ao governo Lula, foi representado pelo ex-deputado Plínio de Arruda Sampaio. Também participaram Almino Afonso, Maurício José Corrêa, Fernando Lyra, José Carlos Dias, José Gregori, o ex-ministro Márcio Thomaz Bastos e Miguel Reale Junior

Nenhum comentário: