sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Serra ataca PT e diz que é imitado

Adauri Antunes Barbosa e Vivian Oswald
DEU EM O GLOBO


Em Brasília, se descontrai com Arruda e faz piadas sobre campanha e careca

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), acusou ontem o PT de não ter competência para fazer no plano nacional o que seu governo vem fazendo na área da saúde, com a transferência do controle de hospitais públicos para Organizações Sociais (OS). Perguntado por um repórter sobre as dificuldades da terceirização de hospitais, reagiu: — Não tem novidade (nesse tipo de administração). Aí é o pessoal do PT, sindicalista (referindose ao repórter), que está fazendo a onda, mais nada.

Porque tudo o que o PT quer no plano nacional é fazer isso, a mesma coisa que a gente está fazendo. Só que a gente sabe fazer e faz acontecer — disse Serra, depois da inauguração do Instituto de Reabilitação Luci Montoro.

Irritado, Serra argumentou que os hospitais administrados por Organizações Sociais têm em média custo 10% menor e atendimento 25% maior.

— Se alguém com plano de saúde é atendido numa unidade pública, nada mais justo que o plano pague o atendimento.

Perguntado se a nova legislação estadual, que reserva 25% das vagas em hospitais públicos para usuários de planos de saúde, não prejudicaria a rede pública, o governador afirmou: — Isso é trololó do pessoal que é contra as Organizações Sociais, que é contra o atendimento bom da população. Isso é trololó político, não tem nada a ver com a realidade.

Quando encerrou a entrevista, Serra afirmou: — É o “PT Press” que está fazendo as perguntas.

Ao comentar investimentos em equipamentos de R$ 10 milhões, chamou a secretária estadual de Direitos da Pessoa com Deficiência, Linamara Rizzo Battistella, para explicar que os recursos são para a compra de robôs utilizados no tratamento de deficientes.

— Todo hipocondríaco gosta de saber dessas novidades — comentou Serra, ironizando a própria fama.

Em Brasília, Serra trocou piadas com governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), durante a cerimônia de assinatura de convênios entre as companhias de saneamento dos respectivos governos, Sabesp e Caesb.

— Nós, carecas, estamos na moda — disse Arruda.

E fez outra piada: — O Serra também tem uma Dilma — afirmou, em referência à secretária de Saneamento e Energia do governo de São Paulo, Dilma Pena.

Serra respondeu em seguida, após a observação de que não era candidato para 2010.

— Ninguém vai dizer que é campanha porque eu não decidi o que vou fazer da vida. Mas, se as candidaturas fossem definidas, o lema para a campanha seria “Vote num careca e ganhe dois” — brincou.

— Como se diz? Perde o amigo, mas não perde a piada. Aqui é: ganha o amigo e a piada.

Sobre a possibilidade de o PSDB realizar prévias para definir seu candidato em 2010, Serra disse estar pronto para apoiar Aécio Neves, “se ele for nosso candidato”

Nenhum comentário: