segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Sem consenso, Senado vota censura à internet

Adriana Vasconcelos
DEU EM O GLOBO

BRASÍLIA. O Senado vai tentar concluir amanhã a votação da reforma eleitoral. Um dos relatores da proposta, o senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), reafirmou ontem a disposição de alterar o texto votado na semana passada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) que restringe a cobertura jornalística de campanhas eleitorais na internet. Ele quer deixar claro que apenas debates promovidos na rede ficarão sujeitos às regras hoje impostas às emissoras de rádio e TV. A mudança para acabar com a censura na internet, porém, ainda não tem consenso. O líder do DEM, José Agripino (RN), por exemplo, é contra a alteração do texto.

- Acho que essa censura tem de ser mantida, até porque, no mundo dos blogs, há muita gente sendo financiada por governadores, presidentes de assembleias. É um perigo. Se não coibirmos, essas pessoa vão influenciar o resultado das eleições - justificou Agripino.

Azeredo ainda não fechou o texto que apresentará em plenário, mas disse que as mudanças foram negociadas com colegas e deputados, já que o projeto voltará à Câmara.

- Minha intenção é fazer uma emenda indicando que o artigo só seria aplicado em caso de debates. Isso livraria blogs, charges, sites de relacionamento e artigos assinados de qualquer restrição - disse Azeredo.

Álvaro Dias (PSDB-PR) apresentou emenda de plenário eliminando as restrições.

Nenhum comentário: