sábado, 26 de setembro de 2009

PMDB passa a fazer oposição a Aécio

Fábio Fabrini
DEU EM O GLOBO

Partido se une ao PT e ao PCdoB na Assembleia; acordo visa à aliança em 2010

BELO HORIZONTE. A bancada do PMDB na Assembleia Legislativa de Minas Gerais decidiu ontem entrar para o bloco de oposição ao governador Aécio Neves (PSDB). Em comunicado divulgado à tarde, os líderes do partido, do PT e do PCdoB informam que, em nome da convergência política que os une, resolveram atuar juntos no Legislativo. A adesão dos nove peemedebistas visa a uma aliança com os petistas nas eleições para o Palácio da Liberdade em 2010, em detrimento dos tucanos.

Com a decisão dos deputados - que sempre se intitularam independentes, apesar do histórico de fidelidade a Aécio em votações -, a oposição conta agora com 20 das 77 cadeiras da Assembleia. A revoada para a esquerda foi acertada quarta-feira num almoço com o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, mais próximo do PMDB que o ex-prefeito de BH Fernando Pimentel.

PMDB quer cabeça de chapa em aliança com PT

Os dois medem forças para concorrer pelo PT. O pré-candidato pelo PMDB é o ministro das Comunicações, Hélio Costa, que lidera as pesquisas. Apesar da aproximação, os parlamentares disseram ontem que o acerto sobre quem terá a cabeça de chapa numa provável composição ficará para o ano que vem.

- É uma discussão que se dará a partir de março. Depende do acordo nacional e de outros fatores, como as pesquisas. Se o PT tiver o candidato à Presidência, temos um crédito nos estados - afirmou o deputado Sávio Souza Cruz (PMDB).

- A união contribui para uma aliança em 2010. Mas isso (quem será o candidato) não está posto - disse o líder do PT, deputado Padre João.

Hélio Costa tem acenado para o Palácio da Liberdade, o que funciona como pressão aos petistas. Em visita recente a Aécio, afirmou que sairia candidato numa aliança com o PT ou o PSDB. Mas o casamento com os tucanos é improvável. O governador vai se desincompatibilizar do cargo em abril para concorrer ao Senado ou à Presidência. Cederá lugar ao vice, Antônio Augusto Anastasia, que é seu plano A para concorrer à reeleição.

Hoje, Fernando Pimentel lança oficialmente sua pré-candidatura ao governo em evento que reunirá caciques do partido. A promessa é de reunir 1,5 mil pessoas em um clube de BH. Ele se desgastou com o PMDB nas eleições para a prefeitura de Belo Horizonte, em 2008, quando se uniu a Aécio para bancar a eleição de Marcio Lacerda (PSB). Hélio Costa foi preterido no acerto e lançou o deputado federal Leonardo Quintão

Nenhum comentário: