sábado, 26 de setembro de 2009

O documento final

DEU EM O GLOBO

RECUPERAÇÃO DA ECONOMIA

ESTÍMULO CONTINUA:
"O G-20 promete manter os pacotes de estímulo econômico até que esteja assegurada uma recuperação sustentável. (...) Vamos evitar qualquer retirada prematura das medidas de estímulo"

SEM COMPLACÊNCIA: "Uma percepção de normalidade não deve levar à complacência. O processo de recuperação e reforma está incompleto. Em muitos países, o desemprego continua inaceitavelmente alto. (...) Não podemos descansar até que a economia global tenha recuperado sua plena saúde, e famílias trabalhadoras em todo o mundo possam encontrar empregos decentes"

NOVO FÓRUM

G-20 NO COMANDO: "Designamos o G-20 para ser o principal fórum para nossa cooperação econômica internacional. Determinamos que o Conselho de Estabilidade Financeira (FSB, na sigla em inglês) inclua as principais economias emergentes, para coordenar e monitorar o progresso no fortalecimento da regulamentação financeira"

FMI: "Nós nos comprometemos a mudar a divisão de quotas do Fundo Monetário Internacional (FMI) para os mercados emergentes dinâmicos e países em desenvolvimento, em pelo menos 5%, de países sobrerrepresentados para aqueles sub-representados, usando a atual fórmula de quotas"

BIRD: "Adotar uma fórmula dinâmica no Banco Mundial (Bird) que reflita o crescente peso econômico dos países (...), o que gera um aumento de pelo menos 3% do poder de voto de países em desenvolvimento"

DOHA: "Buscar uma conclusão ambiciosa e equilibrada para a Rodada de Doha em 2010"

REUNIÃO ANUAL: "Vamos nos reunir no Canadá em junho de 2010 e na Coreia em novembro de 2010. Devemos nos encontrar anualmente a partir de então e nos reuniremos na França em 2011"

REGULAÇÃO FINANCEIRA

PRAZOS: "Nós nos comprometemos a desenvolver, até o fim de 2010, regras de consenso internacional para melhorar tanto a quantidade como a qualidade do capital dos bancos e para desencorajar uma alavancagem excessiva. Essas regras serão graduais (...), com a meta de implantação total até o fim de 2012"

SALÁRIOS: "Evitar bônus garantidos por vários anos; exigir que uma parte significativa da compensação seja postergada, ligada a desempenho e sujeita a retenção (...); assegurar que a compensação de executivos esteja alinhada com desempenho e risco; tornar as políticas e estruturas de compensação transparentes; (...) assegurar que os comitês de supervisão das políticas de compensação possam agir com independência"

Nenhum comentário: