quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nova Escola / RJ

Carta do Deputado Comte Bittencourt/PPS

Professores,

O Parlamento cumpriu a sua obrigação na votação da incorporação do Nova Escola, ontem (8/9), nessa Casa. Mas, na realidade, os grandes responsáveis por esse acordo são vocês que, através de seus sindicatos, foram incansáveis nessa luta. A categoria mostrou presença e força nas galerias e escadarias da Assembleia, nas ruas, por meio do correio eletrônico, na presença nos gabinetes dos deputados, em reuniões propostas pelas lideranças do governo junto aos secretários e, principalmente, na Comissão de Educação, da qual sou presidente.

Os avanços ainda não são o ideal nem o merecido. O governo ainda não deu as condições necessárias para que a categoria tenha salários dignos. Sabemos que ainda falta muito para conseguirmos o ideal. Mas temos que encarar a votação de ontem como um primeiro movimento importante no papel da valorização do educador fluminense.

A partir de agora, temos que começar a mudar um capítulo da história da Educação no Estado do Rio de Janeiro, algo que não se via há quase duas décadas. Ou seja, entender a Educação como investimento, e não como despesa.

Esperamos que a sociedade comece a enxergar, apesar dos acontecimentos de violência inaceitáveis da polícia, que não vamos transformar e nem preparar nossos filhos sem que tenhamos investimentos maciços em Educação. Tenho afirmado isso permanentemente em todos os meus discursos dentro e fora do plenário.

E investimento maciço em Educação é qualidade. E qualidade é qualificação dos seus profissionais, professores e todos os trabalhadores de Educação.

Reafirmo, na qualidade de presidente da Comissão de Educação, que o meu papel permanente na Casa é fazer com que a Educação seja, de fato, a principal política deste estado. Não avançamos o que desejamos, mas, seguramente, avançamos. Esse avanço é simbólico para que possamos inaugurar uma nova etapa de compreensão do papel da escola pública no desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro.

Tenha certeza que a nossa luta pela valorização da educação pública no estado continua.

Atenciosamente,
Comte Bittencourt (PPS)
Presidente da Comissão de Educação da ALERJ

Nenhum comentário: