domingo, 27 de setembro de 2009

Merkel tem reeleição ameaçada por avanço da oposição nas pesquisas

DEU EM O GLOBO ONLINE

BERLIM - Numa das maiores crises econômicas da história do país, a Alemanha elege neste domingo um novo Parlamento. A chanceler federal Angela Merkel, de 55 anos, que veio da extinta Alemanha Oriental, tenta uma reeleição pela União Democrata Cristã (CDU) com o apoio dos liberais (FDP). Segundo as pesquisas, porém, Merkel perdeu vários pontos nas últimas semanas, e teria no momento apenas 33% das intenções de votos. É o que informa a reportagem da correspondente Graça Magalhães-Ruether, publicada na edição do GLOBO deste domingo.

- Teremos uma guerra de nervos até a contagem dos votos - disse Manfred Güllner, do Instituto Forsa, referindo-se à insegurança sobre os possíveis resultados, já que um terço dos eleitores ainda estava indeciso às vésperas da votação.

O candidato do bloco da esquerda, Frank-Walter Steinmeier, de 53 anos, atual ministro do Exterior, do Partido Social Democrata (SPD), que teria entre 25% e 27% das intenções, tem poucas chances de vitória. Mas conseguiu melhorar sua fatia após o debate televisivo com a chanceler, no último dia 13, quando venceu na disputa de simpatia.

Salário mínimo e energia atômica, as divergências

Seja qual for o vencedor hoje, os desafios serão enormes. Para o analista Andrew Denison, de Bonn, a crise atual é ainda maior do que os desafios da reunificação alemã.

Entre as polêmicas que poderão pesar na decisão dos eleitores estão o projeto do SPD de criação de um salário mínimo e a política antienergia atômica - as principais divergências entre Steinmeier e Merkel.

Nenhum comentário: