sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Marina critica Lula

DEU EM O GLOBO

Ela queria discurso sobre clima na ONU

BRASÍLIA. A senadora Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à Presidência da República, criticou ontem a atuação do presidente Lula na abertura da Assembleia Geral da ONU, quarta-feira, em Nova York. Ela classificou como frustrante o discurso de Lula, por ter se concentrado apenas na crise em Honduras, e não nas mudanças climáticas e na necessidade de redução da emissão de gases de efeito estufa.

Para ela, o Brasil perdeu a oportunidade de liderar esse processo. Um dia antes da abertura da Assembleia Geral, cerca de cem chefes de estado participaram de uma reunião convocada pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, para discutir o aquecimento global. Lula não participou.

— O caráter da reunião exigia que o Brasil tivesse posição mais firme, inclusive na reunião que tratou especificamente da questão do clima e que lá não tivemos o nosso presidente. Perdemos uma boa oportunidade na reunião da ONU, devido à falta de foco do nosso presidente em relação ao clima. Ficamos só em Honduras, que também é importante — disse a presidenciável.

Nenhum comentário: