sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Gabeira reflui e Zito avança no PSDB

Ana Paula Grabois, do Rio
DEU NO VALOR ECONÔMICO

Enquanto o PSDB do Rio segue sem definir se terá candidatura própria ao governo do Estado em 2010, o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito, tenta se aproximar das lideranças nacionais da legenda para emplacar sua candidatura ao governo do Estado do Rio no ano que vem. Na terça-feira, vai a Belo Horizonte conversar com o governador de Minas Gerais, Aécio Neves. "Tem que ver primeiro qual será o candidato a presidente. Mas a minha candidatura precisa ter apoio nacional. Não serei candidato só para fazer média e servir à candidatura presidencial", disse o prefeito de Caxias.

Presidente regional do PSDB do Rio, Zito passou a ser opção de boa parte dos tucanos no Estado porque a candidatura do deputado federal Fernando Gabeira (PV-RJ) para governador ficou mais complicada com a entrada da senadora Marina Silva no PV e o eventual lançamento de sua candidatura a presidente em 2010. O deputado do PV pretendia ter dois palanques na eleição: o de Marina Silva e o do candidato do PSDB.

Agora, Gabeira avalia ser mais provável sair como candidato a uma das duas vagas ao Senado no ano que vem. "O problema não é a candidatura Zito, é o palanque duplo", disse o deputado do PV. Seu próprio partido defende a disputa ao Senado. Nas eleições para prefeito do Rio do ano passado, Gabeira fechou coligação com PSDB, PPS e DEM e perdeu no segundo turno por pouco para Eduardo Paes (PMDB).

Zito, de estilo popular e polêmico - tem acusações de envolvimento com grupos de extermínio da Baixada Fluminense -, classifica Gabeira como "uma pessoa light, da classe fina", "político elitista" e dono de um perfil que não atrai o eleitorado popular. Critica Gabeira pelo fato dele nunca ter sido eleito para um cargo executivo. "Ele precisa sentir o problema do povo trabalhador", afirmou Zito, deputado estadual mais votado no Estado em 2006.

O prefeito de Duque de Caxias tem o apoio da maior parte do PSDB do Rio, como o presidente de honra do partido, o ex-governador Marcello Alencar. Sofre resistências, contudo, por parte dos outros partidos da coligação tucana. DEM e PPS preferem o nome de Gabeira. A exceção entre os tucanos do Rio é o ex-deputado federal Márcio Fortes, ligado ao governador de São Paulo, José Serra, que também apoia o nome de Gabeira para governador em busca de um palanque no Estado.

O deputado estadual Luiz Paulo Corrêa da Rocha, que antes de uma reunião da coligação na semana passada defendia abertamente a candidatura de Zito, resolveu não se manifestar sobre o assunto. "Nada está decidido. Só vou me posicionar no fim de março. Estamos em reflexão", afirmou o deputado.

Na corrida pelo governo do Estado em 2010 também está o atual governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB). O prefeito de Nova Iguaçu (RJ), Lindberg Farias (PT), tenta ganhar terreno no seu partido para lançar-se candidato, mesmo contrariando os interesses de Cabral, aliado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O ex-governador Anthony Garotinho (PR), também já anunciou a intenção de sair como candidato ao governo do Estado no ano que vem.

Nenhum comentário: