quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Após encontro, Aécio diz que Zito ajuda PSDB a ter 'cheiro de povo'

Cláudia Lamego
DEU EM O GLOBO


Prefeito de Caxias afirma que, entre Serra e o mineiro, ele é "mais Aécio

RIO e BRASÍLIA. Após receber ontem o prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito dos Santos (PSDB), no Palácio das Mangabeiras, o governador de Minas, Aécio Neves, disse que o tucano “ajuda o partido a ter cheiro de povo”. Zito, presidente regional do PSDB no Rio, afirmou que, na disputa entre o mineiro e o paulista José Serra para saber quem será o candidato tucano à Presidência, ele “é mais Aécio”. No Rio, Zito se declarara contra a aliança do PSDB com o PV de Fernando Gabeira, dizendo que o deputado verde “não tem cheiro de povo”.

Ontem, após o encontro com Aécio, ele reafirmou que Gabeira não é a melhor solução para o partido no Rio, dizendo que o deputado é elitista. Ao falar sobre a preferência por Aécio, Zito disse que Serra é um bom governador, mas é “frio”. E disse que Serra prefere a aliança com Gabeira, mesmo que o PV lance Marina Silva à Presidência — o que daria um palanque duplo para a chapa no Rio.

— Estive com o Serra, e ele deixou claro seu interesse por Gabeira. Eu disse que via a campanha do Gabeira como elitista.

Pedi ao Serra que ele analisasse o melhor para o partido. Mas ele gosta do Gabeira. Serra não deve fechar questão sobre o Gabeira, que já escolheu o palanque dele. Ou se é Flamengo ou Vasco — disse Zito.

Aécio disse que o PSDB precisa ter palanque forte no Rio e que é natural que o partido reflita sobre a aliança após o fator Marina.

— Tive a oportunidade de estar com Zito e conheci uma forma, até um pouco diferente da nossa, mas extremamente próxima ao povo, de fazer uma campanha eleitoral. O Zito ajuda o PSDB a ter esse cheiro de povo que, em determinados momentos da nossa história, andamos perdendo — disse Aécio, segundo sua assessoria.

Zito afirmou que Aécio é mais maleável e lançou a possibilidade de o PSDB se aliar ao PMDB do governador Sérgio Cabral, que tentará a reeleição, se Aécio for o candidato.

Em Brasília, Aécio foi recebido ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na conversa, Lula fez uma sondagem sobre a disputa entre Aécio e Serra.

Embora Serra continue liderando as pesquisas, o mineiro deixou claro que ainda está no jogo. Lula reconheceu a mudança do cenário com a entrada de Marina Silva no páreo e o prejuízo sofrido pela pré-candidata do PT, Dilma Rousseff (PT).

Colaborou Adriana Vasconcelos

Nenhum comentário: