sábado, 29 de agosto de 2009

PSDB escolhe o discurso

Denise Rothenburg
Enviada especial
DEU NO CORREIO BRAZILIENSE


Reunidos em hotel no Rio de Janeiro, tucanos ouvem especialistas em marketing político para definir estratégias de comunicação na tentativa de ganhar os eleitores e bater a candidatura do PT

Rio de Janeiro — Para tentar acalmar a ansiedade dos tucanos em relação à escolha do candidato à Presidência da República, a cúpula do PSDB passou dois dias no Rio de Janeiro imersa na formatação do discurso que levará para os palanques em 2010. No Hotel Sheraton, da Barra da Tijuca, um dos endereços mais nobres da cidade, os tucanos concluíram que o mais forte são os governos estaduais bem avaliados que têm para mostrar, os oito anos de Aécio Neves em Minas Gerais, os quatro de José Serra em São Paulo, e ainda as administrações de cidades como Curitiba. Mas estão fracos na área social, especialmente nos programas de transferência de renda, identificados como do governo Lula, e a empatia do presidente junto à população mais pobre.

Nesse quesito, foram aconselhados pelo cientista político Antonio Lavareda, do Ipespe, a usar mais a palavra “pobre” e deixar de lado a expressão “menos favorecidos”, que soa esnobe. De Alberto Almeida, do Instituto Análise, de São Paulo, um dos principais conselhos foi tratar o Bolsa Família como algo já incorporado ao dia a dia da população e, em hipótese alguma, deixar prosperar a versão difundida na campanha de 2006 — aquela que o PT fez correr o país, ao declarar que, se Geraldo Alckmin fosse eleito, o programa correria risco de extinção.

A ordem é simples: ir mais para o corpo a corpo, num diálogo direto com o chamado “povão”, e buscar apoios na sociedade civil organizada, como o PT fez desde o início da sua história. Na palestra de Lavareda, os deputados e senadores viram os comerciais exibidos nos Estados Unidos a favor e contra a reforma do sistema de saúde, um dos temas mais polêmicos da administração Barack Obama.

Descobriram, por exemplo, que os deputados republicanos não fazem sozinhos a campanha contra a proposta. Eles mobilizaram os setores conservadores da sociedade americana para rebater a proposta de o governo custear os serviços de saúde e conseguiram, já que a sociedade americana tem uma mentalidade mais voltada ao setor privado. Ou seja, não basta ficar gritando no Legislativo contra qualquer projeto de Lula. É preciso ter uma parcela social engajada na luta.

Ensaio

Nesta segunda-feira, os tucanos começam um ensaio contra mais um projeto do presidente: a regulamentação imediata do projeto do pré-sal. O partido considera que a proposta do governo pode não se traduzir em aumento da receita para o governo e já comprometeu investimentos e desorganizou o setor de petróleo. “A incerteza jurídica sobre o marco regulatório já deu prejuízos ao Brasil nos últimos três anos e ainda vai dar nos próximos 10.

É o toque de midas ao contrário” , diz o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas, presidente do Instituto Teotônio Vilela.

A questão ambiental não ficou de fora. Ontem à tarde, o economista Sérgio Besserman falou das repercussões econômicas desse tema e aconselhou os tucanos a prepararem um discurso que possa levar esse assunto à baila na eleição, até mesmo como forma de se preparar para fazer um contraponto a Marina Silva.

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