sábado, 8 de agosto de 2009

PPS evita pressionar tucanos

Isabella Souto
DEU NO ESTADO DE MINAS


Partido realiza congresso nacional em que deve reafirmar apoio aos tucanos na campanha de 2010 e recebe os governadores do PSDB Aécio Neves e José Serra, que trocaram elogios

O Partido Popular Socialista (PPS) deve reafirmar neste fim de semana a tese de aliança com o PSDB nas eleições presidenciais do ano que vem. Ao contrário dos Democratas – que já cobraram agilidade dos tucanos em definir quem será o candidato à sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) –, os socialistas não têm pressa e aguardam uma decisão do PSDB, mas sem descartar também a tese da candidatura própria.

Até o momento, o PSDB tem como pré-candidatos a presidente da República os governadores Aécio Neves e José Serra (São Paulo). Ambos foram convidados para participar da abertura do 16º Congresso Nacional do PPS, iniciado ontem e que ocorrerá até domingo no Rio de Janeiro.

Os discursos dos governadores Aécio Neves e José Serra foram marcados por uma troca de amabilidades. Serra referiu-se a Aécio em clima amistoso. Disse que o governador mineiro “é um nome forte e tem todas as credenciais para se candidatar e ser presidente da República”. Sorridente, Serra afirmou que entre ele e Aécio “não tem essa disputa que se imagina”.

O governador mineiro também fez elogios a Serra. “Agradeço e retribuo (as palavras de Serra). O governador José Serra é um dos mais preparados homens públicos do país. Feliz do partido que tem opções. Não duvidem de que estaremos juntos num projeto nacional. Mais importante do que projeto pessoal é dizer por que a população deve deixar de votar no atual governo e escolher uma outra proposta”, afirmou Aécio.

Sobre a possibilidade de uma candidatura da senadora Marina Silva (PT-AC) pelo PV, Aécio disse que é saudável e avaliou que ela poderá ser uma futura aliada no caso de segundo turno.

Para o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, “há uma ampla maioria” no partido que diz que as alianças devem se dar em torno da candidatura de Aécio ou Serra. “São candidatos que merecem nosso respeito.”

Em caso de candidatura própria, ou mesmo uma dobradinha com os tucanos, ocupando o lugar de vice, um dos nomes cotados pelos socialistas é o do ex-governador Itamar Franco, que se filiou à legenda no mês passado e deverá ser eleito para integrar a Executiva nacional. O governador Aécio Neves fez questão de participar da solenidade de filiação de Itamar, ocorrida na sede da Assembleia Legislativa, em Belo Horizonte.

Teses Durante o congresso serão discutidas ainda as teses propostas e bandeiras a serem defendidas nos próximos anos. No último dia será feita uma declaração política ao país, em que será reafirmada a postura de oposição ao governo federal e discutida a política de alianças para 2010. “O documento terá relação com a visão que temos do governo federal, ou seja, que somos oposição.” (Com agências)

Nenhum comentário: