quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Marina e Gabeira traçam estratégia para campanha

Maria Clara Cabral
DEU NA FOLHA DE S. PAULO

Se for candidata à Presidência pelo PV, senadora diz que abordará também questão ética

Com a possível candidatura, Lula chama representantes do PSB e do PT para jantar; Cristovam, que pode deixar PDT, é cogitado para vice

O deputado Fernando Gabeira (PV-RJ) e a senadora Marina Silva (PT-AC) almoçaram ontem juntos em Brasília e já começaram a traçar uma estratégia de campanha para 2010. Marina foi convidada pelo PV para ingressar no partido e ser candidata à Presidência da República no próximo ano.

Apesar de não bater o martelo sobre a saída do PT, a senadora acertou com o deputado que, caso se candidate à Presidência, a ênfase na questão ambiental será mantida, mas a questão ética, como a crise do Senado, ganhará espaço significativo na campanha.

"A nossa potencial campanha não será monotemática.

Precisamos dar respostas também para os outros problemas do Brasil", afirmou Gabeira, que saiu do encontro dizendo-se otimista.

Ainda para impulsionar a candidatura da senadora, o PV quer trocar a liderança da sigla na Câmara, sendo Gabeira um dos candidatos ao cargo. Ele substituiria o atual líder, Zequinha Sarney (PV-MA), filho do presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP).

As conversas sobre a candidatura de Marina também já avançam para o campo das alianças. O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que pode deixar o partido, é cogitado para compor a chapa como vice.

Gabeira disse que o "fator Marina" pode interferir nos seus planos pessoais. Ele é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro e diz contar com o apoio de PSDB, DEM e PPS. O problema é que toda a negociação da aliança foi feita em cima da possibilidade de o deputado fazer campanha para o candidato do PSDB.

Após o encontro, Marina respondeu ao deputado José Dirceu, que disse em seu blog que o PT deveria ficar com o mandato da senadora caso ela confirme a filiação ao PV. "Já vivi tantas situações com madeireiros, fazendeiros, cangaceiros e não me intimidei. Com certeza o Zé não fez isso para me intimidar, não é do caráter dele."

Com a possível candidatura de Marina, o presidente Lula chamou para um jantar ontem representantes do PSB e do PT.

O deputado Ciro Gomes (PSB-CE), que também cogita lançar sua candidatura para a Presidência, foi convidado.

Colaborou Fábio Zanini , da Sucursal de Brasília

Nenhum comentário: