quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Lula é "o nome" de tudo o que o Senado e a democracia estão sofrendo, diz Freire

Valéria de Oliveira
DEU NO PORTAL DO PPS


Freire: no Senado existe uma tropa de choque cujo chefe é Lula.

Sem querer se ater aos atores coadjuvantes da crise, o presidente do PPS, Roberto Freire, acusou o presidente Lula de ser "o nome" de tudo o que o Senado e a democracia estão sofrendo neste momento no país. "Lula é Sarney, Lula é Collor, Lula é Renan e quem mais chegar, desde que tenha o mesmo naipe", afirmou.

Freire fez as declarações ao analisar a primeira sessão do Senado, na qual a dupla Renan/Collor defendeu, aos gritos, a permanência de Sarney na presidência, enquanto Pedro Simon (PMDB-RS), na tribuna, apelava para que ele renunciasse. O presidente da República, analisa o presidente do PPS, continua a manter Sarney no comando do Senado e perdeu "a compostura e a medida das coisas para atingir esse objetivo".

Mafiosos

Freire insiste em que "no Senado existe uma tropa de choque cujo chefe é Lula". Essa tropa, analisa, "usa métodos próprios de mafiosos, que incluem retaliações, apresentação de dossiês; como se chantagem pudesse presidir relacionamentos em um parlamento republicano". Para Freire, tudo isso tem a ver com o apoio "próprio de comparsas", que Lula faz com Sarney.

O presidente Lula, afirma Freire, para manter Sarney, não se importa com o nível de degradação política que o país está assistindo. "O desserviço que esse governo está prestando ao país é impressionante; não apenas por aparelhar o Estado, mas também por enxovalhar os valores que uma sociedade democrática tem".

Na avaliação do presidente do PPS, se pode dizer que a crise é fruto da imoralidade reinante no Senado; de atos de determinados funcionários e dirigentes do Senado, dos principais líderes e das Mesas do Senado, dos senadores. "Entretanto, tudo isso estaria mais bem encaminhado e o país não estaria assistindo a essa tragédia se tivesse um presidente da República que cuidasse, minimamente, de respeitar as instituições e a República".

Freire acredita que se assim fosse, Lula não teria feito o que fez com o PT, seu próprio partido. "A bancada está incapaz até de se reunir. Ficou muda, fugiu da sessão em que Simon pediu a saída de Sarney e enfrentou a tropa de choque do Planalto e de Sarney. A responsabilidade é apenas do PT ou tem a ver com o presidente da República?".

"A crise só será resolvida se a sociedade reagir não apenas a Sarney e sua tropa de choque, mas também a quem manda em tudo isso, que é Lula", avalia Freire.

Nenhum comentário: