domingo, 16 de agosto de 2009

José Serra e Aécio, a disputa civilizada

Bruna Serra
DEU NO JORNAL DO COMMERCIO (PE)

Tendo o Nordeste como cenário, pré-candidatos tucanos à Presidência disputam espaços prometendo ajuda para quem vencer o duelo

É pregando o discurso da unidade e da civilidade que os presidenciáveis tucanos Aécio Neves e José Serra estão conduzindo a disputa interna pela vaga de presidenciável da legenda em 2010. E o cenário escolhido para a corrida não poderia ser outro senão o Nordeste, região onde o presidente Lula (PT) tem os maiores índices de aprovação do Brasil.

Somente este ano, José Serra já esteve três vezes em Pernambuco, duas vezes na Bahia e em Alagoas. Aécio, ainda pouco conhecido do povo nordestino, já visitou o Estado duas vezes em 2009 e fará sua primeira investida do ano por Sergipe, Bahia e Ceará na próxima semana. Serra e Aécio sabem bem que precisam conquistar a simpatia do eleitorado local para fazerem deslanchar suas candidaturas e insistem no discurso de afinidades com a região.

José Serra caprichou no dever de casa, promovendo uma série de homenagens a Luiz Gonzaga em São Paulo, onde fez questão de cantar um dos maiores sucessos do sanfoneiro, a música Asa Branca.

Aécio desembarcou no Recife na última sexta-feira e apressou-se em frisar que Minas Gerais também integra a Sudene, Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, e que esta foi iniciativa de Celso Furtado, mineiro como ele. “Minas Gerais de certa forma é parte do Nordeste. Minas é parte da Sudene e foi iniciativa de um mineiro”, ressaltou.

Mesmo com perfis políticos diferentes – Aécio não esconde que tem realizado investidas políticas pelo Brasil, já Serra prefere não dar essa conotação as suas andanças –, os governadores demonstram sintonia no discurso. Em todas as oportunidades garantem que marcharão juntos seja quem for o escolhido. “Mais importante do que quem será o candidato, é que propostas temos para apresentar e o que esse candidato representa”, afirmou o mineiro, que teve sua primeira vitória política sobre Serra quando conseguiu do PSDB o compromisso de realizar as prévias.

Nenhum comentário: