sexta-feira, 14 de agosto de 2009

DEM pede gravações do Palácio

DEU EM O GLOBO

Partido quer imagens do circuito interno de onde Dilma trabalha

BRASÍLIA. O líder do DEM na Câmara, deputado Ronaldo Caiado (GO), apresentou ontem requerimento pedindo formalmente à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, informações que possam esclarecer se ela se encontrou ou não com a ex-secretária da Receita Federal Lina Vieira para tratar das investigações sobre empresas da família Sarney. No requerimento, Caiado faz três pedidos: cópias das gravações do circuito interno de TV do Palácio do Planalto, especialmente do andar onde Dilma trabalha; planilha do controle de acesso de veículos ao Palácio; e a agenda oficial da ministra.

Os dados devem ser referentes a novembro e dezembro de 2008. Caiado disse que só assim será possível confirmar as declarações de Lina, que diz ter recebido pedido da ministra para apressar as investigações. Dilma nega o encontro e o pedido.

— Vamos deixar claro se houve ou não esse encontro entre a doutora Lina Maria Vieira e a ministra Dilma Rousseff. Penso que, constado e confirmado esse fato, o que a sociedade brasileira espera é que ela (Dilma) também renuncie a essa pretensão de se candidatar à Presidência — disse.

No requerimento protocolado na Mesa Diretora da Câmara, Caiado quer saber ainda se há uma “agenda paralela” diferente da oficial publicada no site da Presidência. No cotidiano do Planalto, é comum haver encontros fora da agenda. Caso o governo envie as informações com o carimbo de “sigiloso”, Caiado pede que os dados sejam revelados só a ele, como requerente. O governo tem 30 dias para responder, e é obrigado pela Constituição a fazê-lo.

O líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana (PT-RS), criticou a convocação de Lina Vieira pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado: — A oposição está na linha de desgaste da ministra Dilma. É uma luta política de baixa qualidade.

Nenhum comentário: