sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Assessora de Dilma nega, e a de Lina confirma

Jailton de Carvalho
DEU EM O GLOBO

Funcionária de carreira da Receita disse ter visto Erenice Guerra entrar no gabinete da chefe pela porta do corredor

BRASÍLIA. Um dia depois de outra servidora da Receita Federal afirmar ter visto, no fim do ano passado, a secretáriaexecutiva da Casa Civil, Erenice Guerra, num encontro reservado com a então secretária da Receita Federal, Lina Vieira, a própria Erenice divulgou ontem nota para negar a reunião. Segundo Lina Vieira, Erenice teria ido à Receita para pedir que ela fosse conversar com a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff. No encontro, Dilma teria pedido para que uma investigação contra a família Sarney fosse agilizada.

Em nota, Erenice negou ontem que tenha participado de um encontro no gabinete de trabalho de Lina Vieira no fim do ano passado. Erenice desafiou a chefe de gabinete da Receita, Iraneth Weiler, a apresentar provas da suposta reunião.

Segundo a “Folha de S. Paulo"

Paulo”, Iraneth disse ter visto Erenice chegar para uma reunião com Lina Vieira no gabinete da ex-secretária, no fim do ano passado. Depois do encontro, Lina Vieira teria comentado com Iraneth que fora chamada para uma audiência com a ministra Dilma Rousseff na Casa Civil.

Erenice diz ter ido à Receita, mas com Mantega “A secretária-executiva da Casa Civil da Presidência da República, Erenice Guerra, afirma que jamais esteve no gabinete de trabalho da ex-secretária da Receita Federal do Brasil Lina Vieira”, diz nota divulgada pela assessoria de imprensa da Casa Civil.

Erenice afirma ainda que a única vez que esteve na Receita Federal foi no dia 19 de maio deste ano, mas que em nenhum momento ficou a sós com Lina Vieira. Na sala estavam presentes o ministro da Fazenda, Guido Mantega, e outros assessores da Receita. Segundo Erenice, Iraneth “está equivocada” sobre a data da visita dela à Receita. “Para que o assunto seja definitivamente esclarecido, se faz necessário que a sra. Iraneth informe exatamente data e hora em que supostamente viu a secretáriaexecutiva na Receita Federal, de forma que seja possível o restabelecimento da verdade”, cobrou Erenice.

Erenice reafirmou ainda que “jamais convocou a ex-secretária da Receita para qualquer reunião na Casa Civil”. A primeira acusação contra Dilma e Erenice partiu de Lina Vieira. Ela disse que fora chamada por Erenice para um encontro reservado com Dilma, na Casa Civil. No encontro, a ministra teria pedido agilidade na auditoria nos negócios da família Sarney. O pedido teria sido interpretado como um sinal para abreviar a investigação e diminuir a pressão do Fisco sobre o filho do presidente do Senado. Lina Vieira não apresentou provas do encontro ou do diálogo com a ministra.

Mas, num novo capítulo do embate, Iraneth, funcionária de carreira da Receita, endossou a versão da ex-chefe e disse que, de fato, viu Erenice no gabinete de Lina. “Ela (Erenice) entrou pela porta do corredor, não passou pelas secretárias.

Não foi uma coisa que constava da agenda”, disse Iraneth. “Eu confirmo que ela esteve aqui e que a secretária falou que iria ao Palácio”, acrescentou a chefe de gabinete.

Na mesma entrevista, Iraneth disse até que abriu a porta do gabinete de Lina para Erenice entrar e, logo em seguida, saiu da sala.

Nenhum comentário: