sexta-feira, 3 de julho de 2009

O Jogo de Lula

DEU EM O GLOBO

O que leva o presidente Lula a enquadrar o PT e mandar seus ministros e aliados trabalharem pela permanência de José Sarney no comando do Senado:

DILMA 2010

O PMDB, partido de José Sarney, ameaça retirar seu apoio à candidatura presidencial da ministra Dilma Rousseff, em 2010, caso o senador venha a perder o cargo. O presidente Lula tem trabalhado pessoalmente por essa aliança eleitoral, inclusive pedindo sacrifícios ao PT em estados onde os dois partidos são adversários. A parceria com o PMDB é o grande trunfo de Lula para fortalecer a candidatura de Dilma, ainda frágil, que tem Sarney como seu maior defensor no partido. No PMDB, há partidários da candidatura do governador paulista, José Serra, que poderiam ganhar força nesse cenário.

CPI DA PETROBRAS

Sem acordo com o presidente Lula e com o PT, o PMDB fica livre para se aliar à oposição e pôr para funcionar a CPI da Petrobras - que tem adiado - e outras, como a que investiga as ONGs. Ter CPIs em funcionamento às vésperas do ano eleitoral é considerado por Lula um grande risco. Especialmente sobre a maior empresa do país.

RENÚNCIA/OPOSIÇÃO

Se Sarney decidir renunciar ao comando do Senado, a oposição tentará assumir a presidência. O 1º vice-presidente, o tucano Marconi Perillo (GO), assumiria temporariamente o cargo e teria de convocar uma nova eleição, segundo a legislação. Lula e o PMDB sabem da dificuldade de encontrar outro nome do partido para o cargo, diante da crise de credibilidade por que passa o Senado. A disputa, avalia o governo, teria resultados imprevisíveis e só agravaria a já delicadíssima situação na Casa.

CONGRESSO

O PMDB tem as maiores bancadas tanto no Senado quanto na Câmara e é o fiador de qualquer decisão no Legislativo. Sem o apoio do partido, o governo terá dificuldades nas votações de interesse do Planalto, especialmente de medidas provisórias.

GOVERNABILIDADE

Com relações estremecidas com o PT e com o presidente Lula, o PMDB poderá contribuir para aumentar o clima de tensão política. Lula considera que a saída de Sarney do cargo abriria uma forte crise de governabilidade.

Nenhum comentário: