quarta-feira, 15 de julho de 2009

Na Comunicação, com críticas à imprensa

DEU EM O GLOBO

Em análise para colegas ministros, Franklin Martins diz que oposição se alimenta da mídia e vice-versa

BRASÍLIA. Na reunião ministerial de anteontem, o ministro da Secretaria de Comunicação, Franklin Martins, apontou a imprensa como uma das responsáveis pela repercussão apenas de atos da oposição durante a crise do Senado.

Em sua análise, Franklin afirmou que a oposição perdeu o discurso político, e que, por isso, concentra sua atuação no Senado, numa tentativa de colar a crise daquela Casa no governo.

Segundo relatos de ministros que participaram da reunião, Franklin adotou um tom de análise conjuntural em toda a sua apresentação para os demais ministros. Disse que a imprensa dá divulgação muito grande à crise política parlamentar, especialmente ao noticiário sobre o Senado.
A principal crítica do ministro foi concentrada na oposição, que estaria perdida e, segundo ele, apostando na crise como uma bandeira política.

Quando fazia essa análise, Franklin afirmou, segundo relatos, que “a oposição se alimenta da imprensa” e que “a imprensa se alimenta da oposição” na crise do Senado. Apresentando números de que o governo tem 80% de aprovação e que a avaliação ruim/péssimo não chega a 10%, disse que o Senado tornou-se o único lugar que a oposição tem para reverberar suas ações.

É no Senado, disse, ainda conforme relatos de presentes na reunião ministerial, que estão os principais líderes do PSDB e do DEM, e que é ao noticiário de lá que a imprensa tem dado ampla divulgação. Ele ainda fez um alerta de que a oposição tenta grudar a crise no governo.

Franklin foi escalado para fazer uma apresentação sobre a conjuntura política do país. Ele e o ministro das Relações Institucionais, José Múcio Monteiro, ficaram responsáveis por esse tema.

Ministros avaliaram que, ao falar sobre uma área que é de outro ministro, ele consolidou o seu espaço de um dos principais conselheiros políticos do presidente Lula. Outro colega de governo disse que o espaço de Franklin é crescente no governo.

Ele começou a sua apresentação mostrando que o governo está num bom momento e que o Brasil seria um dos primeiros países a sair da crise econômica financeira internacional.

Segundo essa versão, o ministro afirmou que essa tempestade internacional quebrou o último dogma do adversário: a de que o governo Lula só havia surfado com a economia internacional favorável, e que não saberia enfrentar a adversidade.

Para Franklin, Lula soube aproveitar a crise para sair fortalecido e ocupar espaço no cenário internacional. Em sua avaliação, a crise fortaleceu o discurso de Lula na capacidade de intervenção do Estado na economia. E que isso deve servir de discurso para rebater a oposição, que, na avaliação do Planalto, tem criticado o governo com argumentos de que há uma explosão nos gastos e inchaço da máquina.

Segundo participantes da reunião, o ministro disse ainda que a crise no Senado é um reflexo da falta de discurso da oposição, que com isso “cria muvuca” e ganha espaço na mídia. O presidente Lula fez sinal de que concordava com Franklin, e, numa intervenção, acrescentou: a oposição teve os seus três momentos de “15 minutos de fama”. De acordo com Lula, foram no escândalo do mensalão, na derrubada da CPMF, e, agora, na crise do Senado. Para o presidente, isso revela falta de rumo da oposição.

Procurado pelo GLOBO, o ministro Franklin Martins não retornou.

NOTA DO BLOG:
Assim falou o assessor de Macunaíma.

Nenhum comentário: