sábado, 25 de julho de 2009

Lula tenta enquadrar PT nos estados

Soraya Aggege
DEU EM O GLOBO

Partido não acatou decisão de priorizar palanques para Dilma

SÃO PAULO. O presidente Lula está irritado com a condução do PT nas articulações para 2010 nos estados. Em vários deles, o PT não aceitou a decisão de que a prioridade do partido é a formação dos palanques nacionais para a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil). Em São Paulo, líderes afirmam que o presidente quer sacrificar os pré-candidatos do partido em seu berço político em prol de uma candidatura do deputado Ciro Gomes (PSB-CE). O objetivo seria dar exemplo a outros estados.

- Desde que Lula aceitou a candidatura de Tarso Genro (ministro da Justiça) no Rio Grande do Sul, agravaram-se os problemas no Pará, em Pernambuco, na Bahia, no Rio e por aí afora. Ninguém aceita o sacrifício para fazer palanques para a Dilma. Mas a bronca é só para São Paulo, porque ele (Lula) quer dar o exemplo - afirmou um líder do PT paulista.

- Lula está irritado com o PT inteiro, por causa dos palanques para a Dilma, e acha que se começar por São Paulo o resto do PT obedecerá - disse outro líder.

O presidente do PT paulista, Edinho Silva, no entanto, não acredita em resistência ao nome de Ciro, e diz que as articulações para a sucessão estadual ainda estão em andamento.

- Estamos conversando com os aliados e queremos sim, criar um campo de diálogo com Ciro. Agora, é preciso ser tático no processo e garantir que o PT saia unido para a campanha - disse Edinho.

Ontem, o ex-ministro e deputado cassado José Dirceu, que se mantém como articulador da corrente política do PT à qual Lula está ligado, reclamou da rebeldia petista nos estados e discorreu sobre os pontos que Lula mais tem reclamado. Para Dirceu, o PT caminha para uma eleição sem alianças com o PMDB.

Em artigo no blog do Noblat, no site do GLOBO, Dirceu afirma que, na prática, o PT não está acatando as regras, embora todos os seus companheiros concordem que "a sucessão do presidente Lula e um terceiro mandato têm nome e título de eleitor: eleger Dilma". O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), não foi encontrado ontem para comentar o caso.

Nenhum comentário: