sexta-feira, 24 de julho de 2009

José Serra critica política monetária do governo mas faz elogios ao BNDES

Soraya Aggege
DEU EM O GLOBO


Governador usa tom de campanha eleitoral em evento ao qual Lula faltou

SÃO PAULO. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), fez ontem críticas e elogios à política econômica do governo federal, durante evento ao qual o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministrachefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, faltaram por causa do mau tempo na cidade. O tucano usou tom de campanha eleitoral, posou para fotos e brincou sobre a derrota de seu time — o Palmeiras — para o Goiás, em evento de assinatura de contrato entre Alstom e BNDES.

— Eu tenho divergências com a política econômica do governo. De errado, a política monetária e a de câmbio, porque com ela o estrangeiro pode vender cada vez mais barato.

Mas também tem o lado certo dessa política. Um deles é o trabalho que o BNDES tem desenvolvido. Eu tenho que parabenizar. E não falo isso porque o Luciano Coutinho (presidente do BNDES) é meu amigo, não — disse Serra.

Coutinho: investigação não impede de financiar Alstom O presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que estava no evento, afirmou que o fato de a multinacional Alstom estar sendo investigada tanto pela Justiça suíça quanto pela brasileira, por irregularidades em contratos assinados com o Metrô de São Paulo, não impede financiamentos à empresa, que ganhou a licitação para a expansão do Metrô de Brasília.

— Até que alguém seja declarado culpado por algo que a Justiça decida, não posso prejulgar.

O que estou verificando é a importância de manter empregos no momento em que a indústria perdeu empregos nos últimos meses — declarou Coutinho, após assinar, na sede da empresa em São Paulo, o contrato de financiamento entre Alstom e Distrito Federal para a expansão do Metrô de Brasília.

O contrato prevê a aquisição de 12 novos trens e a modernização do sistema de sinalização. A previsão é de que isso ocorra dentro de um ano e meio. O contrato é de R$ 325 milhões.

O presidente Lula também participaria do evento, mas o mau tempo na capital o impediu de chegar ao local de helicóptero.

Por meio de assessores, Lula afirmou que visitará a empresa Alstom em um outro momento, no prazo de um mês.

O presidente do BNDES também comentou sobre a linha para apoiar a cadeia de fornecedores da Embraer. Segundo ele, o banco está ampliando o programa Pró-Aeronáutica com o objetivo de “criar oportunidade de desenvolvimento de empresas e fornecedores competitivos”.

— É de grande interesse desenvolver uma cadeia fornecedora, forte e competitiva e que gere mais empregos — disse Coutinho.

Segundo ele, essa linha provavelmente usará a taxa de juros de longo prazo (TJLP), com “spread muito baixinho”. O spread é a diferença entre os juros pagos pelos bancos na captação e os que são cobrados de quem tomou o empréstimo.

Nenhum comentário: