terça-feira, 7 de julho de 2009

Itamar volta e ataca Lula

Leonardo Augusto
DEU NO ESTADO DE MINAS


Ex-presidente se filia ao PPS com crítica ao governo federal e elogio à pré-candidatura de Aécio Neves ao Palácio do Planalto, mas não sinaliza se concorrerá no ano que vem

Se o ex-presidente Itamar Franco (PPS) mantiver o ritmo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva será obrigado a ouvir falar muito do antecessor pelo menos até as eleições do ano que vem. Itamar, que se filiou ontem ao PPS, transformou a cerimônia de entrada no partido em mais uma rodada de críticas ao governo federal. Aproveitou, ainda, para encorajar o governador Aécio Neves (PSDB) a se candidatar à Presidência da República no ano que vem. “É o único que, até o momento, se colocou como possível candidato”, disse. O tucano disputa com o governador de São Paulo (PSDB) espaço para se lançar ao Palácio do Planalto em 2010.

Itamar afirma ainda não saber a que cargo pretende concorrer ou, até mesmo, se vai disputar o pleito do ano que vem, quando serão escolhidos presidente da República, governadores, dois senadores, deputados federais e estaduais. Entre centenas de filiados ao PPS que compareceram à cerimônia de filiação, na Assembleia, parte dizia que Itamar quer apenas mais espaço para manter críticas ao governo federal. Outra parcela dos filiados diz que o ex-presidente quer mesmo disputar um cargo.

Conforme Itamar, o governo Lula “age para assegurar a um partido político a manutenção do poder a qualquer custo” e que “está na hora da regeneração política do país, aviltado por um populismo inconsequente que não se casa, por exemplo, com a bandeira dos aposentados. Porque foram eles que fizeram ontem do que desfrutamos hoje”.

O último partido de Itamar foi o PMDB. O ex-presidente, no entanto, abandonou a legenda em 2006, quando tentou disputar vaga no Senado. Os peemedebistas optaram pelo ex-governador Newton Cardoso. Itamar pertenceu PTB, MDB, PL e PRN.

Para o governador Aécio Neves, a filiação de Itamar é o “reencontro de um dos dignos homens públicos que conheci na minha trajetória com a militância político-partidária. Hoje, não ganha apenas o PPS. Ganha a vida pública brasileira, porque onde estiver Itamar Franco vão estar a ética, a decência, o compromisso com o Brasil dos despossuídos”, afirmou. Os elogios não são à toa. A expectativa é de que Itamar aja ainda como fiel escudeiro de Aécio Neves. Antes da cerimônia de filiação, ele se reuniu com Aécio no Palácio das Mangabeiras.

Mas como no ninho tucano o momento é de tentar evitar embate direto entre Aécio e Serra, o presidente nacional do PPS, Roberto Freire, leu, momentos antes da assinatura da ficha partidária por Itamar, mensagem enviada pelo governador paulista. O texto dizia: “Quero congratular-me com o PPS pela filiação do ex-presidente Itamar Franco, de cujo governo você foi líder na Câmara. Um governo trabalhador, honesto e que promoveu a estabilidade de preços no Brasil depois de anos de superinflação. Ao lado de minha admiração pelo ex-presidente, quero expressar apreço pelo PPS, partido que caminha conosco na luta por um projeto de desenvolvimento que leve em conta novas especificidades e interesses da Nação e do povo brasileiro. Conforme Freire, “nenhuma filiação despertou tanta simpatia para o PPS como a de Itamar”.

"O governo Lula age para assegurar a um partido político a manutenção do poder a qualquer custo"

Itamar Franco (PPS), ex-presidente da República
"Onde estiver Itamar Franco vão estar a ética, a decência e o compromisso com o Brasil dos despossuídos"

Aécio Neves (PSDB), governador de Minas

Nenhum comentário: