terça-feira, 7 de julho de 2009

Itamar: no PPS para ajudar Aécio

Ivana Moreira
DEU EM O ESTADO DE S. PAULO

Cabo eleitoral declarado do governador mineiro, ex-presidente teria sido cotado para vice de Serra

O ex-presidente Itamar Franco ingressou no PPS fazendo campanha para o governador de Minas, Aécio Neves (PSDB). "No campo das oposições só há uma candidatura efetivamente colocada, a do governador Aécio Neves", declarou ontem, durante a cerimônia de assinatura da ficha de filiação.

Itamar lembrou que a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), nunca reconhece publicamente que é candidata. O mesmo faz o governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Ao contrário, Aécio Neves já anunciou que deixará o governo em 2010 para disputar as eleições - à Presidência ou ao Senado - e sua disposição de participar de prévias para decidir quem será o candidato tucano à sucessão de Lula.

Apesar de ser cabo eleitoral declarado de Aécio, como membro do PPS, Itamar tornou-se um nome avaliado também pelos aliados de José Serra. O ex-presidente tem sido considerado para o cargo de vice numa chapa com o governador de São Paulo. A estratégia teria como objetivo aumentar as chances de Serra em Minas Gerais, o segundo maior colégio eleitoral do País. Itamar negou que tenha sido sondado por tucanos de São Paulo para ser vice de Serra.

Presidente do PPS, o deputado federal Roberto Freire afirmou, em seu discurso, que Itamar Franco será "o que ele quiser e o que o povo assim determinar". "Hoje, ele está mudando o xadrez da política", declarou, apresentando em seguida a carta de cumprimento que o governador Serra enviou a Itamar pela filiação ao PPS.

A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius (PSDB), também enviou carta de apoio. Roberto Freire evitou tecer comentários sobre a possibilidade de Itamar ser candidato à vice-presidente numa chapa encabeçada por Serra. Em terreno tão favorável a Aécio, ponderou o deputado, não seria nem de bom tom discutir uma candidatura de Serra.

Freire preferiu defender uma candidatura puro-sangue por parte do PSDB, dizendo que Aécio é importante demais para o País para disputar uma eleição ao Senado por Minas Gerais. Segundo ele, os tucanos deveriam lançar uma chapa forte com seus dois melhores nomes para disputar uma eleição que não será fácil. "Eu ficaria com os dois", afirmou.

O cenário já foi descartado pelo governador Aécio. Em diversas oportunidades, o mineiro disse que não vê qualquer sentido pensar numa chapa puro-sangue. Na avaliação de Freire, esse é um cenário que deixaria o caminho livre para Itamar ser candidato ao Senado. Para o PPS de Minas, ele seria um bom nome também para disputar a sucessão no Palácio da Liberdade.

Nenhum comentário: