terça-feira, 7 de julho de 2009

Itamar Franco se filia ao PPS e não descarta candidatura em 2010

Foto: Tuca Pinheiro
Júlio César e Da Redação
DEU NO PORTAL DO PPS


A filiação do ex-presidente Itamar Franco ao PPS tornou-se um grande ato político com a presença de mais de mil militantes e diversas lideranças políticas de Minas Gerais e do país. Durante o ato político, nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, o mineiro criticou o governo e não descartou disputar a eleição de 2010.

Em seu primeiro discurso como filiado, Itamar Franco destacou que vinha recebendo convites oficiais para se filiar a diversos partidos. A escolha pelo PPS veio, segundo ele, em razão da histórica tradição do partido em defesa do interesse coletivo, da ética e da justiça social. Itamar lembrou também os 15 anos recém completos do Plano Real, projeto implantado durante seu governo que recuperou de maneira definitiva o quadro econômico do país.

Sobre as eleições de 2010, Itamar afirmou que com a filiação deixa a arquibancada e vai para o banco de reservas, e que uma eventual candidatura depende do PPS. Frisou, no entanto, que passa a atuar com firmeza como dirigente e, principalmente, como militante.

Além de oficializar seu ingresso ao partido após três anos sem filiação partidária, Itamar afirmou ser o do governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), o melhor nome do campo oposicionista para apresentar-se à sociedade na disputa pela Presidência da República em 2010.

O ingresso do ex-presidente ao PPS foi marcado por uma cerimônia repleta de mandatários, parlamentares e lideranças nacionais do PPS e de outras legendas. A mesa de abertura foi composta pelo pelo presidente nacional do PPS, Roberto Freire; pelo presidente do partido em Minas Gerais, Juarez Amorim; pela presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereadora Luzia Ferreira (PPS); pelo presidente da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, deputado Alberto Pinto Coelho (PP); pelo prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda (PSB) e pelo governador Aécio Neves e seu vice Antônio Anastasia.

História de luta

O presidente nacional do PPS, Roberto Freire, assinou a ficha de filiação de Itamar Franco após um emocionado discurso durante o qual lembrou que ainda nos anos de chumbo da ditadura militar, o então prefeito de Juiz de Fora, Itamar Franco, ganhou a admiração e o reconhecimento dos comunistas do PCB em todo o país depois de convidar para seu governo militantes declarados do então clandestino Partido Comunista Brasileiro.

A relação histórica entre o PPS e o ex-presidente tornou-se ainda mais forte quando Itamar convidou o então deputado federal Roberto Freire para assumir a liderança do governo na Câmara após o impeachment do presidente Fernando Collor de Melo. Freire enfatizou que com a chegada de Itamar o PPS ganha o reforço de um cidadão de bem, honesto e ético no trato com a questão pública.

O governador de Minas Gerais também saudou a filiação de Itamar. Segundo Aécio, o PPS é merecedor de seus sinceros cumprimentos por haver resgatado para a vida pública um dos homens mais sérios e coerentes da história recente da política brasileira. Ao chamar o ex-presidente de "querido amigo", Aécio afirmou estarem abertas as portas do PSDB para que tucanos e socialistas possam caminhar juntos na busca de um país mais justo e igual.

Outros reforços

O ex-presidente ingressou no PPS ao lado de várias lideranças estaduais e nacionais que o acompanham em sua trajetória política, como os ex-ministros Henrique Hargreaves e Djalma Morais, atual presidente da Cemig, o ex-deputado Marcelo Siqueira e a ex-secretária estadual de Justiça Ângela Pace.

Nenhum comentário: