segunda-feira, 6 de julho de 2009

Hondurenhos veem sombra de Chávez por trás da crise

DEU EM O GLOBO

TEGUCIGALPA. O único culpado pela crise política em Honduras é Hugo Chávez. É o que estão afirmando muitos hondurenhos, em meio a fortes críticas e insultos ao presidente venezuelano, quando se pede que opinem sobre a atual situação em seu país, uma semana depois do golpe de Estado que derrubou o presidente Manuel Zelaya.

Embora o motivo do golpe tenha sido a insistência de Zelaya em fazer uma consulta popular que abriria caminho para a sua reeleição, os problemas dele com a opinião pública começaram a surgir, um ano antes, quando Zelaya estabeleceu uma aliança com Hugo Chávez.

- Odeio Hugo Chávez! Zelaya não era mais que um fantoche dele para nos impor uma ditadura comunista, ele era um aprendiz de tirano! - esbravejou Sonia Reyes, advogada de 37 anos.

A verdade é que o presidente da Venezuela chegou a ameaçar intervir militarmente em Honduras logo depois da queda de Zelaya, mas pouco tempo depois moderou seu discurso.

- É necessário que as pessoas vejam como se vive na Venezuela, como o governo está eliminando a propriedade privada e, ainda, como estão fazendo de tudo para silenciar os meios de comunicação. Isso é o que nos esperava - disse o engenheiro Ascario Solano, de 52 anos, enquanto era aplaudido por dezenas de hondurenhos.

O ódio contra Chávez não é registrado só nas ruas: nos quartéis, nas igrejas e nas empresas, muitos não duvidam em apontar o presidente venezuelano como o fator desestabilizador numa nação tradicionalmente aliada dos EUA.

Nenhum comentário: