segunda-feira, 6 de julho de 2009

Chávez exalta "valente" Manuel Zelaya

DEU NA FOLHA DE S. PAULO

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, felicitou o "valente" Manuel Zelaya e os pilotos venezuelanos do avião que tentou sem sucesso aterrissar ontem na capital hondurenha."Zelaya é um homem valente como poucos", disse Chávez em um telefonema ao canal interestadual Telesur, após o avião que levava o presidente deposto ter sobrevoado o aeroporto de Tegucigalpa, onde veículos militares impediram sua aterrissagem.

O presidente venezuelano é um dos principais aliados de Zelaya, e a aliança entre os dois foi um dos fatores de desestabilização do governo de Honduras.

"Esse governo [interino] é de covardes", disse Chávez, acrescentando que a determinação de Zelaya de voltar ao país se frustrou nesta ocasião, mas se "cumpriu a missão" e, "com o favor de Deus e do povo hondurenho, ele vai regressar" em breve.

Chávez atribuiu a ação que impediu a aterrissagem a um "sinal de covardia e debilidade que ficará para os registros da história".

"Creio que foi uma grande vitória moral, o presidente entrou em Honduras em um aviãozinho pequeno, mas gigante na dignidade."

Ele afirmou que gostaria de ouvir o presidente Barack Obama sobre o ocorrido e acrescentou estar "absolutamente seguro de que esses gorilas estão sendo apoiados pelo império ianque".

Mas "não estou dizendo que têm o apoio de Obama porque creio que Obama é prisioneiro do império", acrescentou.

"A junta militar de Honduras vai cair, e os dignos militares devem refletir e deixar de seguir enchendo de sangue as pontas de seus fuzis."

Nenhum comentário: