segunda-feira, 29 de junho de 2009

UFJF: Livro resgata política social do governo Itamar Franco

A Editora da UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), em co-edição com a Fundação Astrogildo Pereira, lança no dia 1º de julho o livro Era outra História ? Política Social do Governo Itamar Franco, de autoria de Denise Paiva. Denise foi assessora de assuntos sociais da presidência durante o governo Itamar Franco, e nesta obra promove um resgate da história recente do Brasil com a visão de quem participou diretamente desta história.

O livro mostra como o governo Itamar Franco inaugurou um novo contexto da política social, dando vez e voz à sociedade civil e fortalecendo a governabilidade em um período delicado, no qual havia se retomado recentemente a democracia. De acordo com a autora, o livro oferece uma importante etapa da história brasileira que os meios acadêmicos e políticos relegaram ao limbo. "É um momento sobre o qual o país precisa se debruçar e estudar melhor. A política social colocada em prática naquela época deu base inclusive para se implantar um plano econômico vitorioso, como o plano real".

Denise explica que sua idéia de contar esta "outra história" surgiu de uma responsabilidade ética e cívica de se compartilhar um momento tão importante para o país, até hoje pouco analisado e do qual teve o privilégio de participar.A autora reaviva o momento de forma compartilhada, trazendo, para contar a história, outras pessoas que participaram do governo Itamar Franco, nas mais diversas áreas. Para desenvolver a presente obra, a autora dedicou dois anos a um intenso trabalho de pesquisa, entrevistas e análise de documentos da época.


Denise conta que realizou a primeira entrevista para o livro no dia 7 de junho de 2007, com Plínio de Arruda Sampaio. "Dessa entrevista saí com a certeza de que tinha a história e o roteiro na mão". Denise ressalta que o livro mostra as contradições deste momento político: "Todo processo político é contraditório e eu procurei me debruçar também sobre estas contradições".

A obra tem uma linguagem acessível e coloquial, além de transpirar emoção. As entrevistas são registradas no livro em forma de diálogo, o que contribui para uma maior aproximação entre leitores e personagens. Esta linguagem escolhida é uma forma de aproximar a obra dos jovens. O livro é de importância para todos que se interessam pela História do Brasil, bem como estudiosos de áreas específicas como comunicação, serviço social, administração, política, direito e ciências sociais, por descrever todo um sistema de governo que empreendeu esforços em todas essas áreas para alcançar um bem comum.

O lançamento ocorre no dia 1º de julho, às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes, localizado na Rua Benjamin Constant, 790, centro, Juiz de Fora - MG.

Fonte: Assessoria de imprensa da UFJF.

Nenhum comentário: