quarta-feira, 3 de junho de 2009

Serra diz ter medo de desorganização do PSDB

Catia SeabraDa Reportagem Local
DEU NA FOLHA DE S. PAULO


O governador de São Paulo, José Serra, manifestou, durante jantar que invadiu a madrugada de ontem, preocupação com a falta de organização do PSDB para as eleições. Apontando a comunicação como "uma vulnerabilidade", Serra condenou a antecipação de nomes. Mas ressaltou:

"Não significa que não tenhamos que nos preparar como partido. Isso é uma coisa essencial, que me preocupa: organização, comunicação, que continua a ser o ponto fraco do PSDB", recomendou Serra, em resposta à pressão para que precipite a campanha.

Líder nas pesquisas para a Presidência, Serra deixa claro que sua candidatura -hoje a única do PSDB com chance de vitória- depende de condições dadas pelo partido. O apoio do governador de Minas, Aécio Neves, diz, é fundamental.

Num discurso endereçado aos tucanos, ele repetiu o que tem dito ao comando do partido: em vez de exigir o lançamento de sua candidatura, o PSDB deve fazer sua parte, defendendo o governo de São Paulo e se organizando nos Estados. "Como chegar às pessoas, como mobilizar. Temos toda uma tarefa para este ano."

Serra apontou a montagem de palanques como cruciais.

No jantar em comemoração dos 21 anos do PSDB, ele recorreu a Lênin para receitar "paciência e ironia" ao PSDB. "Sabe quais são as virtudes de um bom bolchevique? Paciência e ironia", citou. "Temos que ter muita paciência e ironia neste ano", concluiu.

Serra propôs que o partido esteja informado "sobre os problemas de cada Estado, o que dizer, o que oferecer". "O Brasil, no ano que vem, vai ter que cair na real a respeito da situação do país e daquilo que tem de ser feito", disse.

O governador fez careta ao ser lançado candidato pelo presidente da Assembleia de São Paulo, Barros Munhoz. "É cedo para isso. O PSDB tem excelentes opções. Temos que ficar abertos a elas", desconversou.

Além de ameaçar o partido, Serra tenta, com isso, se aproximar de Aécio, com quem viaja sexta para o Paraná.

O governador mineiro afirmou ontem que o PSDB deve levar em conta ao escolher seu candidato "não apenas aquele que tem maior indicador nas pesquisas, mas aquele que mais agrega".

Colaborou a Agência Folha, em Belo Horizonte

Nenhum comentário: