terça-feira, 16 de junho de 2009

Itamar dispara contra todos

Leonardo Augusto
DEU NO ESTADO DE MINAS


Velhos tempos

Ex-presidente critica Lula por tentar barrar CPI, ataca deputados que apoiam a ideia de terceiro mandato, diz que oposição está desnorteada e que FHC errou ao não fazer reformas

O ex-presidente da República Itamar Franco voltou a acionar sua inseparável metralhadora. Em nova rajada disparada ontem, mirou no presidente Luiz Inácio Lula da Silva e em parlamentares que apoiam um terceiro mandato. A linha de tiro de Itamar alcançou também quem não integra a base aliada ao Palácio do Planalto. Segundo o ex-presidente, a oposição “está com a bússola descompensada”. Como não poderia deixar de ser, sobrou também para o seu sucessor, Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

Sobre Lula, Itamar fez comparação entre o presidente e o período da ditadura. “Por que ele não deixa que a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Petrobras seja instalada? Durante o regime militar, o presidente Geisel (Ernesto Geisel) não impediu que criássemos uma CPI para analisar o convênio fechado entre o Brasil e a Alemanha na área nuclear”, lembra Itamar, que à época era senador e presidiu a comissão. Geisel governou o país de 1974 a 1979.

O ex-presidente classificou a ideia de abrir possibilidade de um terceiro mandato para Lula como “lamentável”. “É com tristeza que vejo políticos de Minas defendendo esta ideia”, disse, sem citar nomes. “Transparência no governo e oportunidades iguais para expressão e acesso ao poder a todos os segmentos politicamente representados no país são condições fundamentais para a garantia da liberdade”, defendeu Itamar. Para o ex-presidente, nos momentos em que se posicionou contra o terceiro mandato, Lula não atuou de forma a enterrar o assunto.

Em relação aos partidos que não integram a base de Lula, Itamar diz que a oposição até agora não realizou “um grande debate” sobre a possibilidade de mais um mandato para o presidente.

“Com o devido respeito, a oposição brasileira não tem norte. Está com a bússola descompensada.


Não encontrou discurso”, avaliou. Para Itamar, no entanto, os opositores ao governo Lula ainda têm tempo de se articularem. “As eleições são apenas no ano que vem. O que se precisa é entender que a candidatura do governo é forte”, afirmou o ex-presidente, referindo-se à ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff.

Já os tiros disparados contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso acabaram acertando também o governo Lula. Ao comentar os 15 anos do Plano Real, comemorados no próximo mês, Itamar disse que o conjunto de medidas previa ainda a realização das reformas tributária e fiscal.


“Mas o governo que nos seguiu preferiu fazer a reforma constitucional que possibilitou a reeleição”, disse. E emendou: “Hoje, por mais que o governo que aí está queira negar, se não existisse a estabilidade alcançada com o Plano Real, o país não estaria gozando das benesses que existem hoje na ordem econômica”.

Destino

O ex-presidente Itamar Franco disse ter marcado para julho a filiação ao PPS. “Estou apenas aguardando para ter uma conversa com o governador Aécio Neves (PSDB). Nada determinante, apenas por questão de cortesia”, frisou. Presidente do Conselho de Administração do Banco de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (BDMG), Itamar participou ontem de seminário sobre governança organizado pela instituição.

Nenhum comentário: