sábado, 13 de junho de 2009

Genoino é escolhido relator de emenda que permite terceiro mandato de Lula

Isabel Braga
DEU EM O GLOBO

Petista pretende apresentar relatório à CCJ da Câmara na próxima semana

BRASÍLIA. O PT será novamente testado em relação à proposta de emenda constitucional que cria a possibilidade de o presidente Lula, governadores e prefeitos disputarem a terceira eleição consecutiva. O deputado petista José Genoino (SP) foi o escolhido para relatar a proposta na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, primeira etapa de tramitação da proposta na Câmara. Genoino avisou, por meio da assessoria, que vai apresentar o relatório na CCJ no fim da próxima semana ou início da seguinte. Só então falará sobre o tema. Em entrevistas recentes, manifestou-se contra a emenda, que abre possibilidade para o terceiro mandato de Lula. Para Genoino, seria incoerente defender um terceiro mandato para Lula, uma vez que o PT criticou a ação que permitiu a reeleição de Fernando Henrique Cardoso.

Para que a proposta pudesse tramitar, 34 petistas assinaram o requerimento, reapresentado por Jackson Barreto (PMDB-SE), semana passada, com 176 assinaturas. Muitos dos que assinaram, como o secretário-geral do partido, José Eduardo Cardozo (SP), disseram ser contra a tese, mas a favor da tramitação de todos os temas na Casa. Genoino não assinou.

A escolha de relatores é de competência do presidente da CCJ, deputado Tadeu Filipelli (PMDB-DF). Segundo um deputado peemedebista, a indicação teria que recair sobre alguém do PT, para que o partido assumisse o ônus em relação à proposta. Se passar na CCJ, a emenda terá que ser aprovada, na comissão especial de mérito, antes ir a plenário.

Nenhum comentário: