terça-feira, 9 de junho de 2009

Deve ser terrível...

Azuete Fogaça
DEU EM O GLOBO

Depois da decisão judicial contrária às cotas “raciais” para o ingresso nas universidades públicas do Rio de Janeiro finalmente consigo dormir tranquila. Eu estava preocupada com o futuro do país por causa das cotas e da proposta de estatuto da igualdade racial que transita no Congresso Nacional. Afinal, temos uma história invejável, onde se destaca a prevalência dos princípios democráticos, o funcionamento perfeito de uma sociedade igualitária, na qual todos têm seus direitos humanos, sociais e de cidadania respeitados. O resultado desse processo é visível, quando se observa que brancos e negros se distribuem igualmente pelos diferentes patamares da hierarquia social.

Assim, nada justifica qualquer destaque à existência de pessoas com características físicas diferenciadas.

Isso se comprova na excelência das escolas públicas frequentadas pela quase totalidade dos negros, que são tão boas como qualquer escola privada; também está presente no atendimento rápido e eficiente da rede hospitalar pública, alternativa única da maioria dos negros que necessitam de assistência médica; pode-se confirmar ainda no conforto e regularidade do transporte de massa e no acesso aos bens públicos — praticamente não há diferença entre morar num condomínio da Barra ou em alguma favela da periferia, onde os negros são majoritários.

Custo a entender a atitude de pessoas que como eu são produtos dessa maravilhosa mistura de “raças”, mas que não são gratas à história que nos livrou de uma vida pagã, pautada por rituais tribais, por práticas religiosas exóticas, para nos integrar a uma cultura superior, referendada e reverenciada nos nossos livros didáticos, na nossa mídia, nos princípios básicos da nossa legislação e, principalmente, na interação entre os diferentes estratos sociais e que mostra sua excelência no processo de desenvolvimento sociopolítico e econômico dos países do chamado Primeiro Mundo. Afinal, olhem para a África negra de hoje. É isso que querem para nós, mestiços brasileiros? Benditos navios negreiros; bendita política de miscigenação, que permitiu estarmos hoje numa sociedade que avalia as pessoas pelo que elas realmente são, e não por suas características físicas; uma sociedade que dá oportunidades iguais para todos, porque nela não se admite que as diferenças étnicas e culturais sejam promotoras da desigualdade.

Fico imaginando como essas políticas de ações afirmativas que o movimento negro quer implantar podem acabar com essa convivência democrática que hoje desfrutamos e inaugurar a discriminação racial, coisa que este país miscigenado não conhece.

Como diria o Ancelmo, deve ser terrível viver num país onde, por exemplo, um policial trate alguém como criminoso só porque sua pele é clarinha e seu nariz afilado; deve ser pior ainda encontrar professores que olhem para um aluno e por causa de seus cachinhos dourados, e só por isso, não acreditem que ele seja capaz de aprender. Pensando no fantástico bom humor dos brasileiros, que triste seria se surgissem piadinhas do tipo “negro quando corre na rua é atleta, branco quando corre na rua é ladrão”, ou “branco quando não suja na entrada, suja na saída”.

Na busca de emprego, que tragédia! Quantos jovens talentos seriam perdidos, quantas famílias seriam jogadas ou mantidas na pobreza, se pelas exigências de “boa aparência”, as empresas deixassem de dar oportunidades a jovens e adultos que não tivessem lábios grossos e cabelos crespos. E na universidade? Que terrível seria, se nesse templo da formação das elites, um professor-doutor, com renome internacional, fosse humilhado e tratado como um servidor subalterno só por ser branco e ter olhos azuis! Felizmente, nas nossas elites políticas e intelectuais predominam pessoas preocupadas em preservar esse doce convívio de que hoje desfrutamos, e que não medirão esforços tanto para apontar as virtudes da nossa miscigenação, quanto para desestruturar os argumentos a favor das cotas e do estatuto da igualdade racial.

Tenho certeza que tudo farão para que as coisas continuem como estão pois, como se diz no futebol, não se mexe em time que está ganhando...

Azuete Fogaça é professora da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Nenhum comentário: